30 de abril de 2024
  • :
  • :

ABI e IGHB realizam debate virtual pelos 210 anos da imprensa na Bahia

ABI e IGHB realizam debate virtual pelos 210 anos da imprensa na Bahia

A Associação Bahiana de Imprensa (ABI) e o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) promovem realizam na sexta-feira (14), às 15h, um debate virtual para marcar o 210° aniversário da imprensa na Bahia.

O evento em formato de live vai reunir jornalistas e pesquisadores para discutirem as circunstâncias históricas que determinaram a implantação dos primeiros jornais no estado, uma análise do conteúdo das suas edições e os efeitos que a imprensa causou na sociedade colonial da Bahia. Em 14 de Maio de 1811, circulou o Idade D’Ouro do Brazil, o primeiro jornal que existiu na Bahia e o segundo no Brasil.

A live será transmitida a partir do canal no Youtube do Instituto Geográfico, instituição coorganizadora do evento, e terá a participação do jornalista Leão Serva, descendente em linha direta de Manoel Antonio da Silva Serva, criador do primeiro jornal e pioneiro da indústria gráfico-editorial privada brasileira, fundador e dono da tipografia onde era impresso o Idade D’Ouro do Brazil; do historiador Pablo Magalhães, da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB); do jornalista Nelson Varón Cadena, diretor de Cultura da ABI; e do também jornalista Jorge Ramos, que, na condição de pesquisador do IGHB, fará a moderação.

No evento, Nélson Cadena vai abordar a história de outro jornal baiano da mesma época, o Diário Constitucional, que surgiu há 200 anos, em 4 de agosto de 1821. Foi o primeiro órgão de imprensa no Brasil a atuar na oposição ao governo, atacando o comandante das Armas, brigadeiro Madeira de Melo, e a Junta de Governo da Bahia na época.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *