O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pediu às agências de inteligência americanas um relatório, que deverá ser entregue em 90 dias à Casa Branca, para aprofundar as investigações da origem da pandemia de Covid-19.
Para Biden, os dados atuais são insuficientes para determinar se o vírus surgiu de causas naturais ou de um acidente de laboratório.
“A comunidade de inteligência não acredita que exista informação suficiente para dizer que uma teoria é mais provável que a outra”, disse Biden em nota. “Os EUA trabalharão em sintonia com parceiros internacionais para que a China colabore de forma transparente para prover acesso a todos os dados e provas relevantes”.
Segundo o líder democrata, é provável que em virtude da resistência do governo chinês em cooperar com investigações internacionais nunca se chegue a uma conclusão sobre as origens do Sars-Cov-2.
Mais cedo, o principal oficial de saúde dos Estados Unidos convocou nessa terça-feira, 25, uma investigação de acompanhamento rápida sobre as origens do novo coronavírus em meio a novas questões sobre a transmissão do vírus ter ocorrido de um hospedeiro animal para humanos, em um evento natural, ou ter escapado de um laboratório de Wuhan.