Poucos acordes musicais identificam tanto a Bahia quanto os da guitarra de Armando Macêdo, um dos mais importantes músicos da história do cancioneiro nacional. Ao lado dos irmãos Betinho, Aroldo e André, o filho de Osmar Macêdo – um dos inventores do trio elétrico – está levando sua inconfundível guitarra baiana para o mais novo álbum da banda Armandinho, Dodô & Osmar.
Folia Junina, disco que homenageia duas das mais tradicionais festas nordestinas – São João e Carnaval –, chega às principais plataformas digitais agora em junho, mais precisamente no dia 4, pegando carona no São João, que está batendo na porta e é a maior festa junina do Nordeste brasileiro.
“A gente sempre esteve ligado à música junina. Então, a gente resolveu fazer um álbum dedicado ao São João, mostrar a relação das nossas músicas com o São João. Se vocês ouvirem o álbum, vão ver que a relação entre o trieletrizado e o junino é muito integrada”, argumenta Armandinho.
Composto por 12 músicas – incluindo dois pot-pourris -, e com uma delas – Zanzibar (Armandinho/Fausto Nilo) – já disponível nos canais digitais de música (Spotify, Deezer) desde o último dia 21, o disco faz uma viagem musical, transportando canções, muitas delas carnavalescas, para o universo junino. Ou seja, é música de Carnaval para dançar forró.
Aroldo Macêdo garante que um dos objetivos do disco é mostrar como as músicas podem ser tocadas em outros ritmos. “Transformar a música de Carnaval em um baião, um xote. É bacana ver a música se reinventando, se transformando. Essa possibilidade que o repertório dá é muito bacana. Essa forma de trazer pra esses estilos é uma coisa que a gente gosta muito de fazer. Uma música feita para alegrar no Carnaval e que vai alegrar também no São João”, conta.
Foto: Divulgação