O Bahia conseguiu uma boa recuperação no Campeonato Brasileiro, após ter perdido para o Internacional em casa na rodada anterior. Na tarde desta quinta-feira (17), o tricolor venceu o Ceará, de virada, por 2×1, no estádio Castelão, e conquistou a primeira vitória fora de casa na atual edição.
Após Saulo Mineiro colocar o Ceará em vantagem, Gilberto marcou dois gols ainda no primeiro tempo e garantiu a vitória em Fortaleza. Com o resultado, o Esquadrão chegou aos 7 pontos na Série A e subiu para a 6ª colocação – posição que ainda pode mudar até o fim da 4ª rodada.
Por causa da quantidade de partidas acumuladas na temporada, Dado Cavalcanti decidiu poupar Conti, Patrick e Rodriguinho. Luiz Otávio, Jonas e Thonny Anderson ficaram com as respectivas vagas. Apesar disso, o Bahia fez um jogo de igual para igual e criou boas chances no primeiro tempo. Uma delas com Thonny Anderson, que após cobrança de escanteio mandou de cabeça e o goleiro Vinícius Machado fez grande defesa. Minutos depois, Daniel puxou contra-ataque e, se tivesse caprichado mais no passe para Rossi, deixaria o atacante na cara do gol. A defesa conseguiu cortar.
Aos poucos, o Ceará começou a se soltar e chegar com mais liberdade ao ataque. Em jogada individual, Mendoza driblou dois marcadores e soltou uma bomba, que Matheus Teixeira espalmou para escanteio em uma defesa difícil.
O goleiro do Bahia só não conseguiu salvar quando seu próprio time jogou contra. Aos 15 minutos, o Ceará puxou o contra-ataque, Luiz Otávio escorregou na marcação de Saulo Mineiro e o atacante foi mais veloz na corrida do meio-campo até a entrada da área, de onde chutou e fez 1×0 para os donos da casa.
Apesar da desvantagem, o Bahia não se abateu e continuou buscando jogadas no ataque. A sorte do tricolor começou a mudar quando o mesmo Luiz Otávio caiu na área durante uma cobrança de falta. O árbitro analisou o lance no monitor e marcou pênalti por considerar que Gabriel Dias puxou o zagueiro pela camisa. Gilberto bateu e deixou tudo igual, aos 30 minutos.
O Ceará ainda assimilava o empate quando, quatro minutos depois, Thaciano e Matheus Bahia construíram boa trama pela esquerda. O lateral cruzou rasteiro e Gilberto fuzilou para o fundo das redes, decretando a virada no Castelão.
O próximo adversário do Bahia será o Corinthians, domingo (20), em São Paulo. Já o Ceará, que soma quatro pontos, visitará o Internacional em Porto Alegre.