Uma das esperanças de medalha para o Brasil nos Jogos OlÃmpicos de Tóquio, o atleta de levantamento de peso, Fernando Reis, está suspenso por doping. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (16), pela Confederação Brasileira de Levantamento de Peso (CBLP), através de despacho da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD).
Ele viajaria na próxima semana rumo ao paÃs asiático, entretanto, devido a punição, Fernando não poderá disputar as OlimpÃadas deste ano. Segundo a nota da entidade esportiva, um exame realizado pelo atleta no mês passado acusou para o ‘Hormônio do Crescimento’.
“Fernando foi suspenso em razão de resultado analÃtico adverso em testagem realizada no dia 11 de junho de 2021, fora do perÃodo de competições. O comunicado diz que foi encontrada a substância Hormônio do Crescimento, enquadrada no grupo S2, de Hormônios peptÃdicos, fatores de crescimento, substâncias relacionadas e miméticos, nas amostras coletadas”, diz trecho da nota.
O atleta pode solicitar a abertura da contraprova e a questão ainda será julgada posteriormente pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem. Ainda não há data definida para o julgamento da questão.
Fernando é o segundo atleta do paÃs a testar positivo no antidoping enquanto treinava dentro do centro de treinamento do Comitê OlÃmpico do Brasil (COB). O primeiro foi André Calvelo, da natação, que já foi julgado e condenado a quatro anos de suspensão.