A sobrevivência do Vitória na Copa do Brasil será definida em Porto Alegre, onde o rubro-negro encara o Grêmio nesta terça-feira (3), às 19h, na Arena do Grêmio. O Leão tem uma missão dificílima para seguir no torneio: como foi derrotado no primeiro jogo das oitavas de final por 3×0, no Barradão, precisa vencer por três gols de diferença para levar a decisão aos pênaltis e quatro para avançar nos 90 minutos.
O desafio é grande, mas o retrospecto recente dá um pouco de alento. Na terceira fase da competição, o Vitória reverteu resultado adverso diante do Internacional fora de casa e avançou às oitavas de final. Havia perdido por 1×0 no Barradão e deu 3×1 no Beira-Rio. Este placar, no entanto, não serve dessa vez.
O Leão precisa se superar e mostrar um futebol que não tem conseguido na Série B do Campeonato Brasileiro, em que ocupa o 15º lugar, na luta contra a zona de rebaixamento. Situação parecida com a do Grêmio na Série A, em que é vice-lanterna.
Se conseguir o feito novamente, o time comandado por Ramon Menezes quebrará um tabu. O Vitória nunca eliminou o Grêmio na Copa do Brasil. As equipes já se encontraram nas edições de 1994 e 1997, ambas nas quartas de final, e a equipe gaúcha avançou nas duas ocasiões.