Os sistemas da Lojas Renner sofreram instabilidade nesta quinta-feira (19), após um ataque hacker, confirmado pela própria empresa. Em nota, a Lojas Renner afirma que acionou os protocolos de controle e segurança para bloquear o ataque e minimizar eventuais impactos.
“Neste momento, a Companhia atua de forma diligente e com foco para mitigar os efeitos causados, com a maior parte das operações já restabelecidas e tendo sido verificado que os principais bancos de dados permanecem preservados”, diz o texto.
Segundo a empresa, as lojas físicas não foram afetadas. “A Companhia ressalta ainda que faz uso de tecnologias e padrões rígidos de segurança, e continuará aprimorando sua infraestrutura para incorporar cada vez mais protocolos de proteção de dados e sistemas”.
A suspeita é que a empresa tenha sofrido ataque Ransomware, que inutiliza os sistemas e computadores afetados. Suposto print que circula em fóruns de tecnologia mostra o invasor exigindo cerca de US$ 1 bilhão de resgate e informando que não tem interesse em vazar dados supostamente obtidos.