O Ministério da Saúde informou que recebeu, na tarde deste sábado (28), mais de 1 milhão de imunizantes da Pfizer contra a Covid-19. As doses desembarcaram no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).
Com a nova remessa, o Brasil passa a contar com 5 milhões de doses da Pfizer entregues nesta semana. Desde o início da campanha, em janeiro de 2021, mais de 49 milhões de doses da farmacêutica foram distribuídas aos estados e municípios.
Nesta semana, a Pfizer anunciou parceria com a empresa brasileira Eurofarma para a fabricação do imunizante ComiRNAty, contra a Covid-19, em solo brasileiro.
A produção começa a partir de 2022, com matéria-prima importada dos Estados Unidos. A expectativa é que o laboratório entregue mais de 100 milhões de doses por ano, para distribuição na América Latina.
Com sedes em São Paulo e no Rio de Janeiro, a Eurofarma será responsável pelas atividades de fabricação, dentro da cadeia, e de fornecimento da vacina ComiRNAty.
As organizações ainda não informaram em qual sede da Eurofarma ocorrerá a fabricação dos fármacos. O projeto faz parte da extensão da Pfizer ao redor do globo: a empresa espera construir mais 20 laboratórios em diversos países, em quatro continentes.
De acordo com a Pfizer, as “atividades de transferência técnica, desenvolvimento no local e instalação de equipamentos começarão imediatamente” junto à Eurofarma.