É de Jequié a 14ª unidade do Serviço de Atendimento ao Empreendedor (SAE), dedicada à prestar serviço especializado de orientação e apoio técnico aos empreendedores do interior baiano. A inauguração ocorreu nesta quarta-feira (08), com a presença do vice-governador João Leão, secretário do Planejamento do Estado, e do presidente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, além do prefeito de Jequié, Zé Cocá.
“É com muita alegria que inauguramos mais uma unidade do SAE no estado por acreditar no fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, como importante caminho para o nosso desenvolvimento. Não tenho dúvida que a oferta deste serviço em Jequié é uma decisão acertada pela posição estratégica que o município ocupa na região”, ressalta o vice-governador João leão, secretário do Planejamento.
“Neste momento que estamos vivenciando, em que novos negócios estão sendo implementados continuamente, é de grande importância que sejam disponibilizadas para a população informações e orientações de atendimento ao empreendedor. O retorno dos serviços aos postos SAC, de forma presencial, amplia este acesso. O cidadão que optar pela modalidade presencial terá a comodidade de ser atendido de forma agendada e com a garantia do cumprimento de todos os protocolos de biossegurança”, afirma Edelvino Góes, secretário da Administração do Estado.
O serviço é uma parceria do Governo do Estado com o Sebrae. Vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), com o apoio da Secretaria de Administração (Saeb), Desenbahia e Banco do Nordeste. O posto de atendimento vai oferecer serviços de formalização, alteração ou baixa de Micro Empreendedor Individual (MEI) e orientação para a legalização de novos empreendimentos, além de serviço especializado de orientação e apoio técnico também para Microempresas (MPE) e Empresas de Pequeno Porte (EPP).
“Fundamental o avanço dessa parceria entre Governo do Estado e Sebrae para mais municípios baianos. Essa iniciativa traz agilidade aos donos de pequenos negócios que buscam orientações e serviços especializados para apoiá-los no dia a dia de suas atividades. É também uma forma de melhorar o ambiente de negócios das cidades, estimulando o surgimento de novos empreendimentos e o fortalecimento dos já existentes”, diz Jorge Khoury, superintendente do Sebrae Bahia.
O objetivo do SAE é oferecer serviço especializado de orientação e apoio técnico aos Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (MPE) e Empresas de Pequeno Porte (EPP). São quatro postos em Salvador, e os demais em Camaçari, Alagoinhas, Feira de Santana, Juazeiro, Itaberaba, Santo Antônio de Jesus, Guanambi, Teixeira de Freitas, Jacobina e, agora, em Jequié. Os postos do SAE funcionam dentro das unidades do SAC nos municípios.
“É sempre um grande prazer receber a visita do vice-governador e secretário estadual de Planejamento, João Leão, um amigo que tem nos ajudado muito na busca por incentivos e investimentos em prol de melhorias para a nossa Jequié. Contando com apoio do Governo do Estado, através do SAC, e com apoio do Sebrae, teremos aqui o espaço do Serviço de Atendimento ao Empreendedor, prestando orientações fundamentais, sobre a abertura de empresas, as etapas burocráticas, apoio administrativo para a gestão desses empreendimentos, enfim, será mais uma forma de apoiar e fortalecer os pequenos e micro empreendedores, o que é bom para toda a cidade.”, afirmou o prefeito de Jequié, Zé Cocá.
Convênio – O Governo do Estado e o Sebrae firmaram um convênio para ofertar atendimentos através do SAE para os MEI, MPE e EPP. Através da Secretaria de Administração o cidadão terá acesso ao Caf Digital (Cadastro Unificado de Fornecedores do Estado da Bahia).
O Sebrae estará ofertando nas unidades do SAE diversos cursos como mercado azul, plano de negócios, radar, sebratec e a Desenbahia orientará como ter acesso ao microcrédito. A Junta Comercial da Bahia oferece abertura, alteração e extinção de empresas e o Ibametro o selo Inmetro, certificação, calibração e medição.
Fonte: Ascom Seplan