O Conselho Técnico de clubes da Série A definiu, em conjunto com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), nesta terça-feira (28), que o retorno do público nos jogos da primeira divisão do Campeonato Brasileiro vai ocorrer já na 23° rodada da competição nacional, entre este sábado (2) e domingo (3).
A reunião que confirmou a volta dos torcedores aos jogos contou com a presença de 19 clubes da primeira divisão – a exceção ficou pelo Flamengo, que não manifestou interesse em participar.
A ausência dos dirigentes rubro-negros, em reuniões da CBF, ocorre desde o desgaste sobre o retorno do público aos estádios, quando o clube carioca afirmou que a decisão ‘não cabia aos clubes coletivamente ou à entidade”.
Apesar da liberação por parte da CBF, o governo estadual de São Paulo e da Bahia ainda não autorizaram o retorno imediato dos torcedores às arenas.
Ficou decidido, portanto, que as partidas das equipes localizadas em ambos os estados seriam adiadas ou aconteceriam sem a participação de público, ficando a cargo das próprias equipes decidirem.
Os clubes da capital paulista decidiram não remanejar os jogos para outras datas, portanto, as partidas serão sem a presença de torcedores. Dessa forma, os confrontos entre Palmeiras e Juventude, e Bragantino contra Corinthians, ocorrem sem público.
A CNN apurou que comissão técnica das equipes acredita que um adiamento pode ser mais prejudicial do que a falta de público, já que o intervalo entre as partidas será menor nas próximas semanas.
Por sua vez, a equipe do Santos pediu o adiamento de seu jogo contra o Fluminense, que estava marcado para este domingo (3). No Nordeste, o Bahia também decidiu adiar o confronto deste sábado contra o Ceará, no estádio da Fonte Nova.
À CNN, o presidente da Comissão Nacional de Médicos (CNMF) e responsável pelo grupo de trabalho na CBF, Jorge Pagura explicou sobre o percentual de liberação de cada estádio.
De acordo com ele, ficou definido durante a reunião que a abertura poderá ser de 10%, 20%, 25%, 50% da capacidade total. O médico disse ainda que o percentual liberado vai depender de cada autoridade local.
E por último, Pagura enfatiza que os jogos seguirão com medidas de proteção contra a Covid-19.
“Pelo nossa Matriz de Normalidade, índice que engloba vários itens, todas as cidades teriam condições de ter público nos estádios, embora a decisão seja sempre das autoridades locais. Existe apenas a pendência da Bahia que foi muito bem equacionada na reunião. O importante foi a decisão do retorno seguindo os protocolos de segurança preconizados”, explicou.
Confira como ficou a 23° rodada do Campeonato Brasileiro:
Cuiabá x América-MG
Fortaleza x Atlético-GO
Bahia x Ceará – adiado
Bragantino x Corinthians – sem público
Atlético-MG x Internacional
Flamengo x Athletico PR
Chapecoense x São Paulo
Palmeiras x Juventude – sem público
Santos x Fluminense – adiado
Grêmio x Sport