A situação do Vitória na Série B é cada vez mais dramática. Faltando 11 rodadas para o fim do campeonato, o Leão vive um terrível jejum: não ganha de ninguém há cinco jogos e sequer balança as redes rivais há quatro partidas. Com um aproveitamento tão ruim, o risco de queda para a terceira divisão do Campeonato Brasileiro é enorme.
O rubro-negro chega para a 28ª rodada com uma probabilidade de rebaixamento de 76,2%. O número é apontado pelo departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que estuda as probabilidades do futebol brasileiro. Atualmente, o Vitória é o 18º colocado, com 26 pontos.
Na prática, a gravidade é constatada em um dado: o Leão não tem chance de sair da zona de rebaixamento nesta rodada mesmo que vença o Goiás neste sábado (2), às 16h, no estádio da Serrinha, em Goiânia. Óbvio que ganhar é fundamental para não deixar o cenário ainda mais crítico.
O adversário está em outra luta: enquanto o Vitória tenta sair do Z4, o esmeraldino briga para entrar no G4. Tem 45 pontos e está a apenas um do Avaí, o 4º colocado.
Por outro lado, o Goiás também está em um momento complicado na Série B. Pela primeira vez, vem de três derrotas seguidas – uma delas no clássico contra o Vila Nova, por 2×1. As outras foram diante de Avaí (1×0) e Vasco (2×0).
No primeiro turno, o encontro entre Vitória e Goiás acabou em empate por 1×1 no Barradão, no dia 3 de julho. Dadá Belmonte abriu o placar e Bruno Oliveira, em bela cobrança de falta, deixou tudo igual.
Equilíbrio, aliás, dá a tônica no retrospecto, com uma ligeira vantagem rubro-negra. Em 40 partidas disputadas pelas equipes, foram 15 vitórias do Leão, 14 do Goiás e 11 empates. No recorte só da Série B, foram cinco confrontos, com dois triunfos para cada lado, além do 1×1 neste ano.