Durante a entrega dos títulos de posse de terra a moradores da Baixa do Soronha, na manhã de hoje (24), em Itapuã, o prefeito ACM Neto comentou o resultado da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Contínua (Pnad-C), divulgado na noite de ontem (23) pelo IBGE. A pesquisa revela que Salvador agora ocupa a terceira posição entre as capitais do país com o maior número de pessoas ocupadas no mercado de trabalho (1,5 milhão), perdendo apenas para São Paulo e Rio de Janeiro.
“Temos que comemorar. Quando assumi o segundo mandato de prefeito, disse que enfrentaria esse problema, que é nacional, mas que tínhamos possibilidade de trabalhar para mudar o cenário. Por isso criamos o programa Salvador 360, para ativar a economia e garantir a geração de empregos. Somos agora os primeiros em geração de emprego no Norte e Nordeste e terceiros no Brasil”, afirmou Neto.
Ele lembrou que Salvador já ocupou, durante anos, o título de capital do desemprego no país. “O título de capital do desemprego ficou no passado. Hoje, ostentamos uma posição muito melhor graças ao programa Salvador 360, que promove uma série de benefícios fiscais para quem quer investir na cidade. Estamos abrindo mão de R$65 milhões em arrecadação com esses incentivos. Além de garantir cerca de R$3 bilhões em recursos para obras públicas de infraestrutura”, lembrou.
Segundo a pesquisa, a taxa de desocupação em Salvador caiu de 16,5% para 13,6% no comparativo com o quarto trimestre de 2016. No último quadrimestre de 2017, houve um acréscimo de 88 mil nova ocupações formais e informais em comparação ao mesmo período de 2016. Salvador, que já ocupou a liderança na taxa de desocupação entre as capitais do país, agora alcança a posição de número 9. Em relação ao terceiro trimestre de 2017, o salto foi de 16 mil novos ocupados.
Foto: Max Haack/Secom-PMS