25 de novembro de 2024
  • :
  • :

CMS comemora Semana Nacional do Livro na Biblioteca Jorge Portugal

CMS comemora Semana Nacional do Livro na Biblioteca Jorge Portugal

A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, que inclui o Dia Nacional do Livro – 29 de outubro -, marca a retomada das atividades presenciais da Biblioteca Professor Jorge Portugal da Câmara Municipal de Salvador e o anúncio da construção do acervo digital da Câmara para possibilitar o acesso ao texto integral das publicações do Senado Federal, à produção intelectual dos servidores da Casa e a outros documentos de interesse do Poder Legislativo.

A biblioteca está localizada no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, na Praça Thomé de Souza, e funciona de segunda a quinta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h, e, às sextas-feiras, das 9h às 14h. A visitação segue as regras de segurança contra a Covid-19. Mais informações pelo e-mail: biblioteca@cms.ba.gov.br
Como reforça a gestora do Centro de Cultura da Câmara, vereadora Maria Marighella (PT), a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca foi instituída pelo Decreto Federal nº 84.631/1980 e tem como objetivo incentivar a leitura e a construção do conhecimento através da difusão do livro, da informação e do acesso a diversas formas de manifestações artísticas e culturais.

“O momento atual no mundo é da pós-verdade, com maciço compartilhamento das chamadas fake news e adulteração intencional de mensagens. Um problema que traz à tona a compreensão do lugar e da missão das bibliotecas. Elas precisam, agora mais do que nunca, realizar seu papel histórico que é o de propiciar acesso ao livro, ao conhecimento e à liberdade que isso acarreta e, consequentemente, combater a desinformação”, diz a bibliotecária Normaci Correia.

Ela situa as bibliotecas legislativas nos processos democráticos e de busca de informações de qualidade: “A responsabilidade dessas bibliotecas é de agregar ferramentas e formas de melhoramento tanto da comunicação com a sociedade quanto do trabalho com parlamentares e atendimento aos públicos interno e externo, a fim de fortalecer a democratização da cultura informacional”.

“Nesse sentido, a Biblioteca Professor Jorge Portugal disponibiliza informação de fontes confiáveis e busca aprimorar a informação de natureza legislativa, necessária ao órgão a que está vinculada”, completa a bibliotecária.

Dia do Servidor – Em meio à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, é celebrado o Dia do Servidor Público – 28 de outubro. Neste cruzamento sobre o serviço público, a Biblioteca Professor Jorge Portugal da Câmara Municipal de Salvador lembra de cinco grandes escritores que também foram servidores públicos.

• Adonias Filho, notável romancista baiano, atuou na direção geral da Biblioteca Nacional. Editou obras esgotadas e de interesse cultural, especialmente aquelas sem apelo comercial.

• José de Alencar trabalhou como conselheiro na Secretaria de Negócios da Justiça e foi consultor de negócios do Governo Imperial. Em 1868, tornou-se ministro da Justiça.

• Lima Barreto tornou-se funcionário público por concurso, na Diretoria do Expediente da Secretaria de Guerra, onde permaneceu até a aposentadoria.

• Machado de Assis atuou como servidor por 40 anos, iniciando como tipógrafo da Imprensa Nacional e chegando a ser diretor do Ministério da Aviação.

• Milton Santos foi professor na Universidade Federal da Bahia, considerado um dos mais renomados intelectuais do Brasil no século 20.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *