25 de novembro de 2024
  • :
  • :

Campanha “O mar não está para plástico” fará limpeza em praias de Salvador

Campanha “O mar não está para plástico” fará limpeza em praias de Salvador

O Instituto Redemar Brasil (@redemarbrasil), com o apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), fará três ações de coleta de lixo nas praias de Salvador através da campanha idealizada pela ong, “o mar não está para plástico”. As ações terão início do amanhã de sábado (27/11), às 08h na praia do Cantagalo.

As pessoas interessadas em participar das ações devem se inscrever no local, no dia da ação. O Instituto garante que serão seguidos todos os protocolos de saúde, limpeza, higiene e segurança para prevenção ao novo coronavírus. Os voluntários deverão usar suas máscaras e levar squeeze ou copo reutilizável para beber água.

O mar não está para plástico pretende sensibilizar os diversos usuários das praias de Salvador, como banhistas, comerciantes e esportistas da responsabilidade da coleta e descarte correto do próprio lixo produzido.

De acordo com o presidente do Rede Mar Brasil, William Freitas, “é preciso que os frequentadores de praias, em especial, e a sociedade como um todo assumam sua responsabilidade individual e coletiva em relação ao correto descarte do lixo produzido. “Nos preocupamos, especialmente, com o microlixo, pois mesmo com a coleta dos resíduos sólidos efetuada pelo poder público, fragmentos de plástico e lixos difíceis de serem coletados, como bituca de cigarro, palitos de picolé e sacolas plásticas, vão direto para os oceanos, causando um imenso dano ao ecossistema marinho”, destacou.

O superintendente de Políticas e Planejamento Ambiental da Sema, Tiago Porto, explica que o resultado das ações irá ajudar na elaboração de diagnóstico da situação de cada praia, com informações sobre os resíduos coletados, perfis dos frequentadores, entrevistas com locais e indicação de melhorias para educação ambiental e resolução de conflitos.

As próximas ações serão praia de Amaralina (04/12) e Jaguaribe (05/12), sempre no período da manhã, a partir das 8h.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *