25 de novembro de 2024
  • :
  • :

Vereadores de Camaçari cobram apoio de deputados e senadores contra fim de incentivo à indústria

Vereadores de Camaçari cobram apoio de deputados e senadores contra fim de incentivo à indústria

Liderados pelo presidente da Câmara Municipal, Júnior Borges (DEM), vereadores de Camaçari cobram o apoio da bancada da Bahia no Congresso Nacional pelo retorno do Regime Especial da Indústria Química (REIQ). O incentivo foi suspenso pelo governo federal por meio de uma Medida Provisória (MP) publicada no final de dezembro do ano passado, colocando em risco milhares de empregos na área industrial do município.

Ao lado dos vereadores Dilson Magalhães Jr. (PSDB) e Gilvan Souza (PSDB), Júnior Borges tratou do assunto com o deputado federal Cláudio Cajado (DEM), um dos parlamentares cotados para ser o próximo coordenador da bancada baiana, hoje a cargo de Marcelo Nilo (PSB). Na tarde desta terça-feira (18), haverá um encontro com o senador Otto Alencar (PSD).

“Queremos mobilizar forças políticas suprapartidárias para lutar pelo retorno do regime, através da convocação de deputados e senadores que representam a Bahia e precisam lutar conosco em defesa dessa causa, em defesa dos empregos em Camaçari”, disse Júnior Borges.

“Essa Medida Provisória acaba com os benefícios do REIQ, comprometendo a competitividade do setor químico. Com isso, a população, sobretudo de estados e municípios que têm a indústria como fonte de renda e geração de emprego, poderá sofrer grande prejuízo. Mas nós vamos lutar de novo. Contem comigo. Vamos mais uma vez a Brasília lutar pela manutenção dos benefícios fiscais”, sinalizou Cajado.

Uma das formas de pressão junto ao governo federal será por meio da Frente Parlamentar da Química, que reúne, além de políticos, sindicatos patronais e laborais, bem com entidades representativas da indústria nacional, que atuam no fortalecimento do manifesto pela manutenção do REIQ. Em 2019, essa mobilização evitou a aprovação da MP que extinguia o REIQ, que tramitou no Congresso.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *