“A ginástica encanta, ela tem uma energia, envolve disciplina, organização e um encantamento, quando o ginasta se apresenta”. A afirmação é de Evellin Lobo, ginasta, treinadora e agora, também, coordenadora técnica da Cagiba – Casa de Ginástica da Bahia, a primeira escola de ginástica totalmente gratuita do estado, inaugurada essa semana em Lauro de Freitas. O Centro de Treinamento de Base e Alto Rendimento funciona no Ginásio de Esportes do Aracuí. O espaço tem capacidade para ensinar ginástica rítmica a 200 crianças e adolescentes de 6 a 19 anos, e está com as inscrições abertas até o fim das vagas.
“Ela [a ginástica] trabalha questões internas muito importantes, principalmente na fase da primeira infância e da infância. É um esporte de excelência quando a gente fala de coordenação motora, porque trabalha com aparelhos manuais e com musicalidade dentro da tríade da ginástica, que é música, aparelho e corpo. O esporte é um desafio, mas não daqueles que se aprende e estagna, é um desafio diário, que agrega na vida como um todo”, destaca a coordenadora técnica.
O projeto surgiu como iniciativa de Evellin Lobo ao voltar para a Bahia depois de 10 anos em Belém. Aqui, ela percebeu a falta de um equipamento gratuito de ginástica que garantisse às crianças e adolescentes que não podem arcar com o custo das aulas, a oportunidade de vivenciar o que alunos de clubes particulares vivenciam. Ao assumir a Federação Bahiana de Ginástica, a ideia foi apresentada para o Governo do Estado, que operacionalizou o projeto através da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), em parceria com a Prefeitura de Lauro de Freitas, via Setrel.
A Cagiba oferece aulas de ginástica rítmica, modalidade que usa aparelhos manuais como fita, bola, arco, bambolê, massas e cordas. A escola funciona de segunda a quinta, com aulas de 50 minutos, nas segundas e quartas, e nas terças e quintas. Todos os materiais necessários para as aulas são disponibilizados gratuitamente aos alunos, o que inclui itens de uniforme, aparelhos oficiais e equipamentos importados para a realização das atividades.
As inscrições estarão abertas até o preenchimento de todas as vagas. Interessados devem se dirigir ao Ginásio de Esportes do Aracuí, das 8h às 14h, com comprovante de residência, xerox do RG ou certidão de nascimento da criança, comprovante de matrícula escolar, ficha de inscrição preenchida [disponibilizada no local], cartão de vacinação da Covid, ficha de uso de imagem [disponibilizada no local], além de atestado médico.
Foto: Wandaick Costa/PMLF