A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), implantará a primeira Sala de Gestão, com o objetivo de monitoramento dos indicadores e metas da saúde municipal e dar visibilidade em tempo real aos principais problemas e necessidades, além de apoiar a gestão na definição de estratégias de enfrentamento.
O equipamento será implantado em espaço adjacente ao gabinete do Secretário e irá dispor de uma equipe multiprofissional composta de sanitaristas, cientista de dados e estatísticas. A Sala de Gestão faz parte do Projeto Salvador Social, em parceria com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento – BIRD.
O subsecretário da SMS, Decio Martins, destaca que “esta é mais uma política de fortalecimento e modernização da gestão pública, cujos resultados se revertem em melhorias dos serviços em saúde prestados para os soteropolitanos”.
As obras para a estruturação do espaço físico foram concluídas e encontram-se em fase de licitação a aquisição de móveis, equipamentos e softwares, através do financiamento junto ao BIRD, com conclusão prevista em 17/18 de fevereiro. Além disso, realizou-se o mapeamento dos sistemas de informações utilizados pela SMS, a cartografia dos principais sistemas e treinamento dos profissionais de saúde em geocodificação de informações em parceria com a Fundação Mario Leal.
Na primeira fase de implantação, a Sala de Gestão acompanhará os indicadores do Previne Brasil que, atualmente, estão relacionados à modificação na forma de financiamento da Atenção Básica pelo Ministério da Saúde.
Os dados serão apresentados no formato de gráficos e mapas disponíveis em plataformas digitais acessíveis para profissionais de saúde e população em geral.
Foto: Divulgação/Secom-PMS