Pela primeira vez desde 1931, o Campeonato Baiano não vai contar com as presenças de Bahia e Vitória entre os quatro primeiros colocados. A dupla Ba-Vi deu vexame e foi eliminada de forma precoce no estadual. Enquanto o Leão ficou na 5ª colocação, com 13 pontos, o Bahia foi o 6º, com 12. Assim, a edição de 2022 do Baianão terá quatro times do interior do estado.
Nesta quarta-feira (16), nem mesmo o triunfo por 3×0 sobre o Vitória da Conquista, na Fonte Nova, foi suficiente para colocar o tricolor entre os quatro primeiros.
O Leão do técnico Dado Cavalcanti também venceu o Bahia de Feira, por 2×1, no Barradão, mas não conseguiu avançar, porque o Barcelona de Ilhéus ganhou do Doce Mel e ficou com a última vaga das semifinais.
O Jacuipense, que venceu sete dos nove jogos da primeira fase, já havia garantido a liderança e vai pegar o Barcelona de Ilhéus. Estreante no Baianão, o Tigre surpreendeu e desbancou Bahia e Vitória, ficando com a última vaga do G4. O duelo de terá o mando do Barcelona, enquanto o jogo de volta será na casa do Jacuipense.
Do outro lado da chave, o confronto será entre os finalistas do ano passado. Atual campeão, o Atlético de Alagoinhas briga pelo bicampeonato e se garantiu na segunda colocação. Com isso, ganhou o direito de decidir em casa. Já o Bahia de Feira voltou a mostrar força e chega com tudo em busca do seu segundo título de campeão baiano.
Do outro lado da moeda, duas equipes foram rebaixadas e vão jogar a Série B do Campeonato Baiano no próximo ano. Vitória da Conquista e Unirb terminaram nas últimas colocações e deram adeus ao estadual.
Foto: Divulgação/FBF