A final do Campeonato Baiano 2022 será disputada entre Atlético de Alagoinhas e Jacuipense. Os dois times confirmaram vagas na decisão do estadual nesta quarta-feira (30), ao eliminarem Bahia de Feira e Barcelona de Ilhéus, respectivamente. As partidas da decisão estão marcadas para este domingo, dia 3, em Alagoinhas, e o seguinte, dia 10, em Riachão do Jacuípe, ambas às 16h.
O Carcará, que já havia batido o Tremendão na ida, na Arena Cajueiro, por 1×0, voltou a ganhar, dessa vez no Carneirão, pelo mesmo placar. O único gol do duelo foi marcado pelo atacante Thiaguinho, aos 46 segundos do segundo tempo. Vale lembrar que foi dele também o tento marcado no primeiro encontro entre as equipes, no final de semana passado.
Já o Jacuipense derrotou o Barcelona de Ilhéus por 1×0 depois de empatar no embate de ida, fora de casa, em 0x0. O gol foi de Welder.
Essa será a quarta final do Atlético, que é o atual campeão, batendo o Bahia de Feira no ano passado. Antes, havia sido vice nas temporadas de 1973 e 2020. Se faturar o título mais uma vez, o Carcará se tornará o primeiro time do interior a conquistar dois títulos seguidos do Baianão.
A equipe do técnico Agnaldo Liz também pode virar o segundo clube fora da capital a se tornar bi do estadual. Até aqui, só o Fluminense de Feira conseguiu o feito, levantando o caneco em 1963 e 1969.