O Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) empossou, nessa quinta-feira (07), a Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital Geral Roberto Santos (CEE-HGRS), em Salvador. Em formato virtual, a cerimônia foi presidida pela presidente da autarquia, Giszele Paixão, e contou com a participação do coordenador das Câmaras Técnicas do Coren-BA, João Adelmo Menezes, e da diretora de Enfermagem do HGRS, Indaiane Rosário Abade dos Santos.
A presidente Giszele Paixão destacou a importância das comissões nas instituições de saúde e reforçou o compromisso da gestão do Coren-BA em apoiar a luta pela aprovação do projeto de lei 2564/2020, que estabelece o piso salarial nacional da categoria: “as comissões representam o Conselho dentro das instituições de saúde. Por isso, uma comissão presente e atuante traz mais segurança aos profissionais. Saliento, também, que continuamos na luta pela valorização da nossa categoria, pressionando os deputados para que o projeto seja colocado em votação”.
A nova CEE-HGRS conta agora com os seguintes membros: os enfermeiros Alcileide Borges Pinheiro, Erika Malta Poubel, Florisvaldo Santos Amorim e Fernanda Freire da Silva Cerqueira; as auxiliares de enfermagem Aline Nazaré Valente Santos Fiscina e Raidinalva Maria de Sousa Cunha e as técnicas de enfermagem Jemima da Paixão Jesus, Manoela Lima Maciel e Regina Célia dos Santos de Pinho.
A criação e funcionamento de Comissão de Ética de Enfermagem é obrigatória onde existir serviço com a partir de 50 profissionais de enfermagem em seu quadro de colaboradores. “É um importante órgão do Coren, com funções educativas, consultivas, de conciliação, orientação e vigilância ao exercício ético e representante dos profissionais de enfermagem” acrescenta Indaiane Abade.
Foto: Divulgação/Ascom