O Sindicato dos Delegados de Polícia da Bahia (ADPEB) protocolou, nesta quarta-feira (18), na governadoria, a entrega de cargos comissionados de mais de 100 delegados. Na prática, na quinta (19), a rotina nas delegacias ainda não será alterada. [Veja a explicação abaixo]
A Polícia Civil da Bahia informou que a entrega dos cargos comissionados não desobriga os delegados de continuarem a exercer as suas atribuições previstas em lei.
Em seguida, o Governo do Estado afirmou que recebeu um ofício do sindicato, documento que foi assinado por 160 delegados. A outra lista, essa dos delegados que não aceitam receber os cargos entregues, foi assinada por 172 profissionais.
De acordo com a ADPEB, a medida foi adotada por falta de diálogo com o governador do estado, Rui Costa. A categoria pede a recuperação das perdas inflacionárias e respeito à as decisões judiciais e aos direitos dos aposentados.
Conforme informou o presidente da ADPEB, delegado Fábio Lordello, os cargos comissionados são de livre nomeação do governador. Ele nomeia os delegados para os cargos de gestão: diretores, coordenadores regionais, coordenadores da região metropolitana e titulares de delegacias do interior e da capital baiana.
Ele explicou que a rotina desses delegados ainda não vai mudar na quinta, porque a ADPEB aguarda a protocolização da entrega dos cargos.