O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) anunciou, nesta sexta-feira (8), que vai usar 14.993 modelos da nova urna eletrônica, que será usado pelo primeira vez nas eleições de 2022. Ela será mais moderna, mais segura e trará novos recursos de acessibilidade.
Ao todo, para a Bahia, mais de 40 mil urnas eletrônicas estão previstas para a realização do pleito, quase 15 mil serão do novo modelo. O primeiro turno da eleição está marcado para 2 de outubro deste ano.
Conforme dados do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), a UE 2020 será utilizada por 64 zonas eleitorais, em 99 municípios baianos. A distribuição será de responsabilidade dos polos de Salvador, Ilhéus, Camaçari, Vitória da Conquista, Guanambi e Ipirá.
A estimativa é a de que, dos mais de 10 milhões de eleitores baianos, cerca de 3 milhões votem no novo equipamento.
“A atualização das urnas eletrônicas por modelos mais recentes é uma constante na Justiça Eleitoral e, desde o início de sua utilização, ocorre de maneira gradativa. Assim, além das urnas 2020, outros cinco modelos de urnas (2009, 2010, 2011, 2013 e 2015) serão usados nas eleições deste ano”, disse o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRE-BA, André Cavalcante.
O último modelo utilizado era de 2015. Dentre as principais mudanças da urna eletrônica modelo 2020 (UE 2020) estão:
– Terminal do mesário com tela totalmente gráfica, sem teclado físico, e superfície sensível ao toque;
– Processador do tipo System on a Chip (SOC), 18 vezes mais rápido que o modelo 2015;
– Bateria do tipo Lítio Ferro-Fosfato: menos custos de conservação por não necessitarem de recarga;
– Mídia de aplicação do tipo pen-drive, o que traz maior flexibilidade logística para os TREs na geração de mídias;
– Expectativa de duração da bateria por toda a vida útil da urna.
Foto: Divulgação/TRE-BA