30 de abril de 2024
  • :
  • :

Bahia tem 25 casos de varíola dos macacos; MP cria grupo para acompanhar doença

Bahia tem 25 casos de varíola dos macacos; MP cria grupo para acompanhar doença

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) informou, nesta quarta-feira (10), que o estado contabiliza 25 casos da “Monkeypox”, doença conhecida como varíola dos macacos. Do total, cinco foram confirmados pela pasta nesta quarta. Dois deles já tinham sido informados pelas prefeituras de Feira de Santana e Xique-Xique. Os outros três novos casos são em Salvador.

A maioria dos casos ocorreu em homens, onde 23 foram infectados. Já a faixa etária varia entre dois meses e 45 anos. Em relação aos sintomas apresentados, os mais recorrentes são: febre, adenomegalia, erupção cutânea, cefaléia e dor nas costas.

Além dos casos confirmados, a Bahia tem outros 166 casos suspeitos que estão em investigação, segundo a Sesab.

Grupo de trabalho – O Ministério Público da Bahia (MP-BA) criou um grupo de trabalho para acompanhar as ações de enfrentamento da monkeypox, vírus causador da varíola dos macacos, na Bahia. O órgão solicitou ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA) informações sobre o recebimento de amostras e a confirmação laboratorial dos casos da doença no estado.

No ofício, o GT pede que o Lacen indique a demanda atualmente existente e o tempo médio de espera das análises realizadas pelo Laboratório de Enterovírus do Instituto Oswaldo Cruz.

O MP-BA oficiou também a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) para que informe as medidas adotadas para prevenir casos de monkeypox no sistema prisional, evitar a transmissão e o contágio entre a população prisional e os funcionários do sistema.

Foi oficiada ainda a Secretaria de Educação do Estado da Bahia (Sesab) para que informe as medidas adotadas nas unidades públicas de ensino relativamente à prevenção de casos de monkeypox, para evitar contágio entre crianças e funcionários. Os ofícios foram enviados na terça-feira (9).

O Ministério Público da Bahia informou que os pedidos levam em consideração que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, em 23 de julho deste ano, emergência de saúde pública de interesse internacional pela disseminação do vírus monkeypox.

Foto: Reprodução




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *