Colômbia e Venezuela restabeleceram relações diplomáticas, na segunda-feira (29), em uma mudança crucial na política regional sul-americana. O embaixador colombiano Armando Benedetti se encontrou com o presidente venezuelano Nicolás Maduro no palácio presidencial de Miraflores, em Caracas.
“Nesta hora sou recebido pelo presidente Nicolás Maduro, a quem apresento documentos diplomáticos como embaixador da Colômbia na Venezuela. Falamos sobre a urgência de reavivar laços de amizade que nunca deveriam ter sido rompidos”, disse Benedetti no Twitter, postando várias fotos de si mesmo com Maduro.
O embaixador da Venezuela na Colômbia, Felix Plasencia, deve se encontrar com o presidente colombiano Gustavo Petro nos próximos dias.
Os dois países não mantêm relações diplomáticas desde 2019, quando o então presidente da Colômbia, Ivan Duque, reconheceu o líder da oposição Juan Guaidó como chefe de Estado legítimo da Venezuela.
No entanto, Colômbia e Venezuela faziam parte do mesmo país no século 19 e compartilham profundos laços históricos e culturais.
Reviver a relação com a Venezuela foi uma promessa de campanha de Petro, que assumiu o governo colombiano em 7 de agosto. Ele é o primeiro presidente de esquerda do país.
Petro também procurou estabelecer laços internacionais com novos progressistas, como o Congressional Progressive Caucus, dos Estados Unidos.
A Venezuela é um dos inimigos mais declarados da política dos EUA no hemisfério ocidental. Enquanto isso, a Colômbia é um aliado próximo de Washington, e as tropas dos EUA realizam regularmente operações conjuntas com seus colegas colombianos.
Foto: Reprodução