O corpo do artista plástico e escultor Emanoel Araujo será velado nesta quinta-feira (8) no Museu Afro Brasil, na Zona Sul de São Paulo. Ele tinha 81 anos e foi encontrado morto na quarta-feira (7) em sua casa, no Centro da cidade. Emanoel teve um infarto e não resistiu.
O velório começa às 9h e será aberto ao público. O museu fica no Portão 3 do Parque Ibirapuera. Emanoel foi o primeiro curador do Museu Afro Brasil. O sepultamento será às 16h, no Cemitério da Consolação, na região central.
“Emanoel Araujo sempre foi um patriota que elevou e divulgou o Brasil e a cultura do nosso país”, informa nota divulgada pelo Museu Afro Brasil. O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), decretou luto oficial de três dias no estado.
“Emanoel Araújo foi um ícone da cultura negra no Brasil. Artista, professor, pesquisador e gestor público de múltiplos talentos, Emanoel deu uma nova dinâmica à Pinacoteca de São Paulo, fundou o Museu Afro Brasil e trabalhou durante toda sua vida pela valorização da história da arte afrodescendente brasileira e da arte africana. São Paulo seguirá com seus ensinamentos”, informou Rodrigo, por meio de nota.
Foto: Divulgação