24 de novembro de 2024
  • :
  • :

Penalva propõe que Taça das Favelas integre calendário de eventos de Salvador

Penalva propõe que Taça das Favelas integre calendário de eventos de Salvador

Se depender do vereador Emerson Penalva (PDT), o torneio de futebol Taça das Favelas será inserido no Calendário Oficial de Eventos do Município de Salvador. Para concretizar essa ideia, o parlamentar apresentou à Câmara Municipal de Salvador o Projeto de Lei nº 229/2022 que trata do assunto.

Conforme Penalva, a Taça das Favelas é organizada pela Central Única das Favelas (Cufa). “É um torneio que promove inclusão social por meio do esporte, faz a integração das comunidades e possibilita a ressignificação do território e o fortalecimento da autoestima da juventude das favelas e dos núcleos residenciais”, afirmou o vereador.

Na justificativa do projeto de lei, Penalva informou que a Taça das Favelas começou no Rio de Janeiro, em 2012. Destacou também que, atualmente, “mais de 100 mil jovens participam do torneio, desde as peneiras iniciais nas comunidades até a final nos estados onde a competição é realizada”.

De acordo com o vereador, trata-se da maior competição entre favelas do mundo e que revela jovens talentos para o futebol. “O exemplo mais recente é Patrick de Paula, jogador profissional do Palmeiras, descoberto na Taça das Favelas do Rio de Janeiro”, informou Penalva.

Ainda nos argumentos para a aprovação do projeto de lei, disse que o torneio já ocorre em muitas capitais brasileiras e com a cobertura oficial de emissoras de rádio e de TV das respectivas localidades.

“É um torneio que faz parte do calendário oficial do país na área esportiva, por isso proponho a inclusão no Calendário Oficial do Município de Salvador. Além do mais, por ser uma importante ferramenta de inclusão social de jovens em situação de vulnerabilidade social, possibilita a formação de novos cidadãos comprometidos com a educação e o bem-estar social”, concluiu Emerson Penalva.

Foto: Divulgação/CMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *