O bairro de Valéria será a primeira localidade a receber uma sede-modelo do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Salvador. A ordem de serviço para início imediato das obras da estrutura, que funcionará na Rua da Matriz, s/n, foi assinada nesta quinta-feira (15), pelo prefeito Bruno Reis, acompanhado da vice-prefeita Ana Paula Matos e do titular da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Daniel Ribeiro.
“Este equipamento trará novo conceito que não é somente estético ou construtivo, mas também um padrão superior de qualidade e atendimento. O prédio atual será demolido e vamos investir R$1,1 milhão na construção do equipamento, nos mobiliários e nas equipes que irão assistir à população. A unidade vai ajudar muito no apoio às famílias mais carentes e com problemas nos vínculos sociais”, declarou o prefeito.
O chefe do Executivo anunciou que a gestão vai trabalhar para deixar as demais unidades como o Cras Valéria. “A área social precisa de uma atenção especial. Salvador ocupa o primeiro lugar entre as capitais do Nordeste que mais investem em assistência social, segundo publicação recente da Frente Nacional dos Prefeitos, mas a cidade ainda possui muitos desafios socioeconômicos. Salvador tinha 190 mil pessoas cadastradas no Auxílio Brasil no final de 2020. Agora estamos com 275 mil famílias. Tivemos um aumento de 85 mil pessoas na pobreza e extrema pobreza. Teremos muito a trabalhar para mudar essa realidade, e este equipamento tem esse papel”.
Estrutura – O projeto, elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), será um grande marco e mudança de patamar para abrigar o equipamento social. A execução das obras resultará na edificação do imóvel, dois pavimentos, plataforma de acessibilidade para pessoas com deficiência, fibra óptica com internet ilimitada, proporcionando mais conforto, segurança, entre outros benefícios para a população.
O equipamento será construído sob a supervisão da Superintendência de Obras Públicas do Salvador (Sucop), fruto de processo licitatório, e investimento de mais de R$1 milhão, com recursos dos próprios cofres municipais. O prazo de execução previsto para ser concluído até o final do primeiro semestre de 2023 e, durante o período de construção, o Cras Valéria funcionará no CEU de Valéria, em espaço independente.
Impacto – Apesar de Salvador já possuir 28 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), este será o primeiro com imóvel totalmente construído, uma iniciativa inédita da administração municipal, que contará com uma estrutura moderna e de alto padrão.
“A construção do Cras de Valéria é uma iniciativa inovadora da Prefeitura de Salvador para a prestação dos serviços socioassistenciais do município, pois se tornará uma referência, impactando positivamente nos atendimentos, aprimorando uma política pública que já vem sendo implementada no município para a transformação e superação de vulnerabilidade de famílias que vivem em situação de pobreza e extrema pobreza”, avaliou Daniel Ribeiro.
O gestor da Sempre, ainda, explica que o bairro de Valéria possui uma peculiaridade que precisa ser olhada de forma especial. “É uma localidade de grande vulnerabilidade, sendo necessária forte atuação da assistência social, visto que é uma área mais distante do centro da cidade e com grande densidade demográfica que requer um olhar atento do poder público”.
Estrutura – Com capacidade para referenciar até cinco mil famílias, o Centro vai atender a população de Valéria e comunidades vizinhas como Palestina, Boca da Mata de Valéria, Nova Brasília de Valéria e Derba. A equipe contará com corpo técnico multiprofissional, formado por assistente social, psicólogo, educadores sociais, além do setor administrativo.
O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ofertando atendimentos particularizados, requisição e concessão de Benefícios Eventuais (natalidade, moradia, alimentação, viagem), BPC, Cadastro Único/Programa Auxílio Brasil; encaminhamento para acesso a outros serviços públicos; além do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, entre outros.
Foto: Lucas Moura/Secom-PMS