A Polícia Federal (PF), junto à Polícia Civil do Piauí (PCPI), deflagrou a Operação Rota 135, para reprimir crimes de tráfico interestadual de drogas e associação para o tráfico.
Nesta quinta-feira (22/12), os policiais cumprem quatro mandados de prisão preventiva e 11 de busca e apreensão expedidos pela Justiça Estadual do Piauí. A operação ocorre nos estados do Piauí, de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e da Bahia.
A investigação começou no início do ano, para desarticular grupo criminoso especializado no tráfico interestadual de drogas e em lavagem de dinheiro. A quadrilha atuava, principalmente, com envio de entorpecentes da região Sudeste para o Piauí, por meio de rodovias.
Os policiais identificaram um grupo logístico responsável por transportar e armazenar a droga. A ação resultou na apreensão em flagrante de duas cargas ilícitas de maconha: a primeira, de 654kg, em Bom Jesus (PI); a segunda, de 552kg, em Senhor do Bonfim (BA).
As investigações avançaram, também, para apurar a estrutura de lavagem de dinheiro da associação criminosa. Os policiais identificaram pessoas físicas e empresas usadas para movimentar valores ilícitos, além de ocultar e dissimular o patrimônio obtido com tráfico de drogas.
Nesse sentido, a Justiça autorizou o bloqueio judicial de, aproximadamente, R$ 5 milhões e o sequestro de bens dos investigados.
Os presos serão levados para as sedes da Polícia Federal nos respectivos estados de cumprimento dos mandados de prisão e responderão por crimes como tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de capitais.
Foto: Divulgação/PF