O presidente da Câmara Municipal de Salvador, Carlos Muniz (PTB), teve uma audiência nesta segunda-feira (6) com os presidentes do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Marcus Presídio, e do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Plínio Carneiro Filho. O encontro ocorreu no CAB, na sala da Presidência do TCM.
A Câmara Municipal de Salvador e o TCM atuam como órgãos fiscalizadores na medida em que o tribunal emite parecer acerca das contas das prefeituras e os legislativos municipais aprovam ou rejeitam.
“Ambos presidentes, do TCE e do TCM, já têm experiência à frente destes tribunais. E chegamos para somar na presidência da Câmara Municipal de Salvador e aprender com a experiência de ambos. A população do nosso estado e da nossa cidade é beneficiada com a interação entre os órgãos públicos”’, disse Carlos Muniz.
Já Plínio Carneiro Filho frisou que ficou bastante honrado com a visita de Carlos Muniz. “Ele veio dialogar sobre os caminhos da sua gestão na Câmara de Salvador e o tribunal, assim como foi na parceria com a gestão de Geraldo Júnior, continua sendo um órgão de orientação com foco no atendimento à sociedade”, frisou.
O presidente do TCE, Marcus Presídio, pontuou a importância do diálogo entre as instituições com respeito à independência e atribuições. “O vereador Carlos Muniz chegou ao TCE e ao TCM solicitando orientações e apoio. Esse ato demonstra o comprometimento dele como gestor da Câmara Municipal de Salvador’, disse.
A reunião contou com a presença de Adriano Gallo, diretor-geral da Câmara Municipal de Salvador.
Ministério Público Estadual – Na a segunda-feira (6), Muniz reuniu-se com a procuradora-geral de Justiça da Bahia, Norma Cavalcanti. O encontro ocorreu na sede do Ministério Público Estadual (MP-BA), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
Na ocasião, o presidente do Legislativo de Salvador frisou que, na sua gestão, “a Câmara Municipal de Salvador vai procurar sempre o diálogo com os órgãos públicos e a sociedade civil organizada”. Ele ressaltou que “o Poder Legislativo da capital da Bahia estará aberto aos conselhos jurídicos do MP acerca dos trâmites legislativos. E serão recebidos com a maior sensibilidade possível”.
Norma Cavalcanti afirmou que a sua gestão à frente do MP tem primado em atuar com sabedoria e diálogo com as instituições. “Reconhecemos a importância do legislativo brasileiro. Inclusive, o MP trabalha com as leis que são elaboradas pelos parlamentos”, frisou.
O chefe de gabinete do Ministério Público Estadual, Pedro Maia, ressaltou que o Estado precisa funcionar atendendo as parcelas da população que mais precisam dos serviços públicos. “Assim como os vereadores, nós, colaboradores do MPE, somos funcionários públicos e temos como foco prestar serviços de qualidade para os cidadãos”, disse.
Transporte – Durante o encontro, Carlos Muniz afirmou que um dos grandes desafios da gestão municipal em Salvador é oferecer um transporte público de qualidade aos cidadãos. “Inclusive, sou totalmente contra qualquer aumento de tarifa neste momento”, disse.
Neste sentido, Norma Cavalcanti frisou que os maiores desafios dos gestores, atualmente, são as questões dos transportes públicos e segurança.
Medalha Tomé de Souza – Norma Cavalcanti já foi condecorada com os títulos de Cidadã de Salvador e a Medalha Tomé de Souza. E Carlos Muniz informou que o seu gabinete vai elaborar um projeto de indicação para a concessão da Medalha Tomé de Souza ao procurador Pedro Maia.
A reunião também contou com a presença da procuradora-geral da Justiça Adjunta para Assuntos Jurídicos do MPE, Wanda Valbiraci; o chefe da Procuradoria Jurídica da Câmara Municipal de Salvador, Marcus Vinícius Leal Gonçalves; e Diego Brito, chefe de gabinete da Presidência da Câmara Municipal de Salvador.
Foto: Valdemiro Lopes/CMS