Pela quinta edição seguida, o Leão foi eliminado na etapa classificatória do torneio. Com um futebol burocrático e apático, o rubro-negro apenas empatou sem gols com o Barcelona de Ilhéus, na tarde deste domingo (26), em pleno Barradão.
O Vitória, que não dependia apenas das próprias forças, deixou de fazer o dever de casa e viu Itabuna e Jacuipense, adversários diretos na briga por vaga nas semifinais, encaminharem suas classificações. O Itabuna goleou o Bahia, por 4×0, no estádio Ribeirão, em Camacan. O Jacuipense venceu a Juazeirense, por 1×0, no estádio Eliel Martins, em Riachão do Jacuípe.
Com o resultado diante do Barcelona de Ilhéus, o Leão completou cinco jogos sem vencer na temporada, todos lamentados a partir do momento que Léo Condé assumiu o time. A última vitória aconteceu com o auxiliar Ricardo Amadeu no cargo interinamente, por 2×1 contra o Atlético de Alagoinhas, no dia 8, após a demissão de João Burse. De lá para cá, são três empates e duas derrotas.
Copa do Brasil – A eliminação precoce no Campeonato Baiano trouxe consequências para o futuro do Vitória em outras competições. O Leão não tem vaga garantida na Copa do Brasil 2024.
O Vitória ainda tem chance de conseguir a vaga na Copa do Brasil do ano que vem. Para isso, precisará conquistar um título nesta temporada, já que também garantem presença no torneio nacional os campeões da Copa do Nordeste e da Série B do Brasileirão.
Na Copa do Brasil 2023, o Leão tem presença garantida e já estreia na quarta-feira (1º), às 15h30, contra o Nova Iguaçu, na cidade de mesmo nome, no interior do Rio de Janeiro.
Foto: Pietro Carpi/E.C.V.