26 de abril de 2024
  • :
  • :

Etapa brasileira do Mundial de Surfe começa nesta sexta

Etapa brasileira do Mundial de Surfe começa nesta sexta

Começa nesta sexta-feira (11) o Rio Pro, a etapa brasileira do Circuito Mundial de Surfe – a primeira chamada acontece às 7h. Assim como no ano passado, o evento será realizado na Praia de Itaúna, em Saquarema (RJ). Campeão em Bells Beach, Ítalo Ferreira divide a liderança do ranking com o australiano Julian Wilson, ambos com 13,330 pontos. No feminino, a principal atração fica por conta da estreia de Tatiana Weston-Webb como surfista brasileira. Nascida em Porto Alegre, ela mora no Havaí desde a infância e defendia a bandeira havaiana até então.

“Foi uma vitória incrível em Bells Beach. Não poderia ter sido melhor. Primeira vitória no Circuito. Isso me deixou confiante. Ano passado me lesionei, mas me recuperei. Ainda é cedo para falar em título, mas estou preparado. Vou me dedicar ao máximo”, disse Ítalo Ferreira na coletiva de apresentação do Rio Pro.

Campeão no ano passado, Adriano de Souza, o Mineirinho, fará a defesa do título. Motivado, o paulista do Guarujá espera melhorar a sua posição no ranking, uma vez que ele está apenas em 10º após três etapas realizadas.

“Estou muito feliz de estar em Saquarema novamente. Voltar aqui e tentar recuperar a memória do ano passado. Mas é um longo caminho, uma nova história. Ano passado estava mais perto dos líderes, este ano estou lá embaixo. Ver o Ítalo liderando dá muito orgulho”, afirmou Mineirinho.

Campeão mundial em 2014, Gabriel Medina estreará no Rio Pro em uma bateria 100% brasileira. Os adversários do paulista de Maresias serão Jessé Mendes e Alejo Muniz, no quinto confronto da primeira fase.

“Me sinto muito feliz em competir em casa. Eu sinto a torcida me ajudando. Isso me deixa mais motivado. Fico feliz em estar de volta ao Brasil e espero dar meu melhor”, comentou Medina.

Ao todo, 17 surfistas do Brasil participarão do Rio Pro. No feminino, o país será representado pela experiente Silvana Lima, que terá a companhia de Taís de Almeida, vencedora da triagem, e de Tatiana Weston-Webb, que fará a sua primeira competição com a nacionalidade brasileira.

“Espero dar orgulho para vocês. Espero que o campeonato dê certo. Estou me sentindo bem aqui, surfando aqui e as perspectivas para o campeonato são muito boas”, frisou Weston-Webb, já fluente no português.

Esta é a terceira vez que Saquarema recebe uma etapa do Circuito Mundial de Surfe. Além do ano passado, Itaúna recebeu os melhores surfistas do mundo em 2002, quando Taj Burrow derrotou Mick Fanning na final, faturando o título.

As baterias da 1ª fase masculina:

1.a: Filipe Toledo (BRA), Kanoa Igarashi (JPN), Ian Gouveia (BRA)
2.a: Jordy Smith (AFR), Tomas Hermes (BRA), Miguel Pupo (BRA)
3.a: Owen Wright (AUS), Wade Carmichael (AUS), Wiggolly Dantas (BRA)
4.a: John John Florence (HAV), Joan Duru (FRA), Mikey Wright (AUS)
5.a: Gabriel Medina (BRA), Jessé Mendes (BRA), Alejo Muniz (BRA)
6.a: Julian Wilson (AUS), Patrick Gudauskas (EUA), Deivid Silva (BRA)
7.a: Italo Ferreira (BRA), Connor O´Leary (AUS), Keanu Asing (HAV)
8.a: Adriano de Souza (BRA), Griffin Colapinto (EUA), Michael February (AFR)
9.a: Michel Bourez (TAH), Conner Coffin (EUA), Yago Dora (BRA)
10: Adrian Buchan (AUS), Sebastian Zietz (HAV), Ezekiel Lau (HAV)
11: Matt Wilkinson (AUS), Jeremy Flores (FRA), Willian Cardoso (BRA)
12: Kolohe Andino (EUA), Frederico Morais (PRT), Michael Rodrigues (BRA)

As baterias da 1ª fase feminina:

1.a: Sally Fitzgibbons (AUS), Nikki Van Dijk (AUS), Coco Ho (HAV)
2.a: Tyler Wright (AUS), Caroline Marks (EUA), Bronte Macaulay (AUS)
3.a: Stephanie Gilmore (AUS), Malia Manuel (HAV), Taís de Almeida (BRA)
4.a: Lakey Peterson (EUA), Sage Erickson (EUA), Pauline Ado (FRA)
5.a: Carissa Moore (HAV), Silvana Lima (BRA), Paige Hareb (NZL)
6.a: Tatiana Weston-Webb (BRA), Johanne Defay (FRA), Keely Andrew (AUS)

Foto: @WSL/Poullenot




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *