25 de abril de 2024
  • :
  • :

Setur apresenta Museu do Chocolate no Salon du Chocolat, em Paris

Setur apresenta Museu do Chocolate no Salon du Chocolat, em Paris

Empresários do setor de chocolate de diversos estados brasileiros reuniram-se nesta terça-feira (31), no Salon du Chocolat, em Paris, para tratar do fomento deste segmento no Brasil. A Bahia foi representada pelo subsecretário do Turismo, Benedito Braga. Além de temas como parcerias entre estados, empresários e federações de indústria para o desenvolvimento de tecnologia e trabalhos de comercialização dos produtos, foram discutidas iniciativas que visam a fortalecer o turismo na região cacaueira da Bahia, em especial a criação do Museu do Chocolate.

“A criação de um museu é importante para que se possa resgatar e registrar a história do cacau na Bahia e seu papel na economia”, afirmou Benedito Braga. Segundo o subsecretário, por meio do museu, o público poderá conhecer as fazendas produtoras, as formas de colheita, os equipamentos utilizados desde os tempos áureos da indústria cacaueira até a situação atual, mostrando as técnicas usadas desde a obtenção das amêndoas até a produção do chocolate.

A sugestão do subsecretário é que o museu seja instalado na Rota do Chocolate. O projeto do museu foi bem recebido pelos empresários e empolgou também os chocolatiers franceses. “Tivemos um encontro com o famoso chocolatier Christopher Puyodebat, que tem duas fábricas com lojas e museu, e ele se mostrou muito interessado em promover o museu do chocolate na Bahia”, disse a gerente do Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Patrícia Orrico, também presente no encontro.

Ficou acertada com a Secretaria do Turismo da Bahia (Setur) uma visita de Christopher Puyodebat ao estado para que seja construída uma estratégia que viabilize a instalação do museu e também de um roteiro turístico. “Ele quer levar parte do acervo que tem na França e também transferir o know how e a tecnologia. Já conhece a Bahia e se mostrou muito interessado”, disse Orrico.

Os produtores, segundo ela, também mostraram interesse pelo projeto. Vencedor do prêmio de melhor amêndoa no Salon Du Chocolat de Paris, em 2010 e 2011, o produtor baiano João Tavares, dono da fazenda Leolinda, em Uruçuca, está otimista com o avanço das negociações para o fortalecimento da indústria cacaueira no sul da Bahia e seu efeito positivo no segmento do turismo. “Nós já temos praias maravilhosas, um litoral lindíssimo, além das matas, reservas e fazendas de cacau, e isto associado à criação de um museu do chocolate só vai potencializar o turismo na região”, afirmou.

Este ano o vencedor do prêmio de melhor amêndoa foi o empresário Emir Macedo Filho, do Espírito Santo, uma conquista que, para João Tavares, é importante também para a Bahia, já que demonstra a força que o Brasil vem adquirindo no setor. Durante o Salon Du Chocolate, o subsecretário do Turismo, Benedito Braga, estreitou a parceria da Setur com a Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), com vistas ao fortalecimento tanto da indústria quanto do turismo na região cacaueira da Bahia.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *