24 de junho de 2024
  • :
  • :

ACM Neto autoriza início das obras de requalificação do Farol de Itapuã

ACM Neto autoriza início das obras de requalificação do Farol de Itapuã

A ordem de serviço para a requalificação da Rua do Farol de Itapuã foi assinada pelo prefeito ACM Neto (DEM) nesta quarta-feira (1º), em cerimônia no próprio local, e contou com a presença de autoridades e população. Com investimento total de aproximadamente R$3,2 milhões, fruto de contrapartida municipal dentro do Programa de Requalificação Urbana de Salvador (Proquali), a iniciativa é parte do megaprograma municipal Salvador 360, eixo Investe.

“O Farol de Itapuã é um dos ícones da nossa cidade, um dos principais cartões postais de Salvador e há muito tempo a comunidade desse bairro reclamava por investimentos e requalificação. O projeto de requalificação vai oferecer uma nova área urbanizada, com espaços de lazer, local para implantação de quiosques, com iluminação em LED, entre outras melhorias. O Farol de Itapuã vai ganhar uma nova vida. As pessoas poderão aproveitar muito esse cartão postal de Salvador logo que a obra for concluída”, destacou o prefeito.

A intervenção será feita em uma área de mais de 21,5 mil m², com 335 metros de extensão, no trecho entre as casas da Marinha e a curva da residência que pertenceu ao poeta Vinicius de Moraes. Apesar de ser considerada simples, a ação deverá promover a preservação ambiental e melhoria urbanística do local, que contribuirá para o ordenamento da região. Assim, será deixado para trás o clima de degradação e ocupação irregular até mesmo na área da praia, principalmente por veículos.

O projeto foi elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), em conjunto com a comunidade e com a participação da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), por se tratar de uma área de marinha. A obra ficará sob a supervisão da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), por meio da Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop), e a execução será feita pela empresa Campbel Construções e Terraplanagem Ltda, vencedora da licitação. A previsão é de que a intervenção seja concluída em abril de 2018.

Para o secretário da Seinfra, Almir Melo, a obra deverá atrair muitos benefícios para a região, completando as intervenções feitas anteriormente em outro trecho da orla do bairro. “Esta é uma obra simples, mas muito importante para moradores e frequentadores deste ponto turístico da cidade. É uma intervenção que contará com infraestrutura necessária para o público e que vai deixar este local ainda mais bonito”, frisou.

As melhorias envolvem a preservação da área de praia, com implantação de equipamentos e áreas de contemplação, deixando o local livre para circulação de pessoas. A praça existente passará por serviços de alvenaria de pedra no entorno da área da praia. Será implantado piso intertravado com tela em concreto armado. Serão erguidos também quiosques de serviços, nos mesmos moldes das estruturas existentes em outros trechos de orla.

Dentre outros atrativos instalados estão parque infantil, Academia de Saúde, área para capoeira, ciclovia e uma quadra esportiva – aproveitando a cultura da prática esportiva na região. A quadra, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal do Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel), demandará outros R$ 200 mil de investimentos, e contará com alambrado instalado em tronco de eucalipto. Um pequeno muro será construído para demarcar a área da praia e a área pavimentada, e que poderá ser utilizado como banco. Também haverá sanitários, módulo de apoio para salva-vidas e paraciclo para pessoas com deficiência.

O acesso de veículos será restrito apenas para carga e descarga e para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, com criação de 12 vagas de estacionamento. Outras 54 vagas para estacionamento geral será implantada em uma área próxima à praia, com a criação de uma passagem de nível para pedestres e redução de velocidade. O paisagismo da área do Farol de Itapuã, conhecido pelo vasto coqueiral e por vegetações como a restinga, será aproveitado pelo projeto. Infraestrutura completa de esgotamento sanitário e iluminação, dentre outros itens, também fazem parte das obras.

De acordo com a diretora da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e comerciante local Renata Proserpio, toda a população de Itapuã ansiava por esta requalificação. “Moro aqui há 15 anos e, durante todo esse período, esperamos a realização dessa obra. Aqui é um local mágico, mas que estava bastante degradado. Todos aqui, moradores e comerciantes, estamos muito felizes com essa ação da Prefeitura, que vai contribuir bastante para o turismo e o comércio da cidade”, completou.

Foto: Valter Pontes/SECOM




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *