20 de abril de 2024
  • :
  • :

Camaçari: Elinaldo entrega USF do Gravatá totalmente requalificada

Camaçari: Elinaldo entrega USF do Gravatá totalmente requalificada

Na noite desta quarta-feira (1º), a prefeitura de Camaçari, entregou mais uma unidade de saúde totalmente requalificada. Hoje foi a vez da comunidade do Gravatá ser contemplada. A ação faz parte das medidas prioritárias do governo, que tem se dedicado a promover saúde com qualidade e serviço humanizado e, para isso, tem reestruturado diversas unidades do município que foram, por muito tempo, negligenciadas.

Na oportunidade, o prefeito Elinaldo Araujo (DEM), ressaltou que está trabalhando para colocar a saúde no patamar que a população merece. “Com todas as dificuldades que encontramos, estamos conseguindo melhorar a saúde em apenas 10 meses. Estou animado com a saúde, mas ainda não está como o prefeito quer. Estamos dialogando com a Câmara e vamos discutir com a sociedade o modelo da saúde mais adequado”.

O secretário da Sáude, Elias Natan, lembrou que essa é a nona cerimônia de entrega de equipamentos de saúde à população, mas que no total, já foram requalificadas 12 espaços, entre eles a USF do Gravatá e a USF do Caminho do Mar, que foi reinaugurada. “Mas as obras não param, e já estão em andamento as requalificações das USF’s da Nova Aliança, Areias, Ponto Certo e Ficam II, além do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Vilas de Abrantes, a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da orla e a sede do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)”, concluiu.

Atualmente, a USF do Gravatá atende um território que compreende moradores do próprio bairro e do Mangueiral, um total de 5.759 pessoas. A unidade conta com equipes de saúde da família e de saúde bucal, além de farmácia e serviço de marcação de exames e consultas. Com as obras de melhorias foi possível ativar a segunda equipe médica, que passará a ter mais um médico e um odontólogo.

A adequação do espaço possibilitou ainda a criação de uma estrutura física acolhedora, visando promover melhores condições de trabalho para os profissionais em saúde e de atendimento aos usuários. No local, são oferecidos serviços de vacinação, verificação de pressão arterial e glicemia, administração de medicamentos, teste do pezinho, acompanhamento pré-natal, atendimentos de enfermagem, consultas médicas e odontológicas, dentre outros.

Com a requalificação, a USF recebeu placas de identificação nos setores, pintura geral, instalação de pia na sala de procedimento, manutenções elétrica, hidráulica e no telhado, além de intervenções diversas na área interna e externa da unidade. Foram instalados novos aparelhos de ar-condicionado na sala de observação, nos consultórios médico e odontológico, bem como nas salas de curativo e de vacina. Nos ambientes, foram postos ainda películas de proteção solar nas janelas.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *