A nova presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5/BA), a desembargadora Maria de Lourdes Linhares Lima de Oliveira, tomou posse no final da tarde desta segunda-feira (6), na Sala de Sessões do Pleno do órgão, localizado no bairro de Nazaré, em Salvador. Ela foi eleita em 1° de setembro. Além de Maria de Lourdes, a nova mesa diretora do órgão que atuará durante o biênio 2017/2019 será composto pelas desembargadoras Débora Maria Lima Machado, Dalila Nascimento Andrade e Marizete Menezes Corrêa.
A presidente eleita concorreu com outros três desembargadores. Ela é de Salvador e formada em Direito. Há 15 anos ela é desembargadora do TRT-BA e ocupava a mesa diretora no cargo de vice-presidente. Contudo, ela atua no órgão há mais de 30 anos, quando ingressou no TRT como analista do judiciário.
Ainda na cerimônia de posse desta segunda-feira, a desembargadora Débora Maria Lima Machado ocupou o cargo de vice-presidente, Dalila Nascimento Andrade, de corregedora regional e Marizete Menezes Corrêa, de vice-corregedora.
A desembargadora Maria de Lourdes elenca como metas prioritárias da gestão a busca pela maior efetividade e celeridade da prestação jurisdicional, com o estÃmulo da conciliação no âmbito da Justiça do Trabalho, e o aperfeiçoamento das ferramentas eletrônicas, com o objetivo de promover maior acessibilidade e agilidade na solução dos processos.
A magistrada destacou ainda como metas da administração o aprimoramento técnico cultural contÃnuo de magistrados e servidores, voltado para a capacitação e desenvolvimento na área jurÃdica e administrativa, conscientização socioambiental do corpo funcional, e, ainda, a promoção de uma gestão eficiente e eficaz dos recursos econômicos, sociais e ambientais, por meio de ações planejadas e continuadas. O TRT5-BA é composto por 88 Varas do Trabalho (39 na capital e 49 no interior) e 29 desembargadores.
Foto: Divulgação/TRT5-BA