19 de abril de 2024
  • :
  • :

SSP inclui nome social e motivação do crime de LGBTfobia nos BOs das delegacias

SSP inclui nome social e motivação do crime de LGBTfobia nos BOs das delegacias

A partir desta sexta-feira (10), os Boletins de Ocorrência (BOs) das delegacias da Bahia já têm os campos para inclusão do nome social da vítima e da motivação do crime em caso de LGBTfobia.

A vereadora Marta Rodrigues (PT) e representantes dos movimentos sociais se reuniram na tarde desta quinta (9) com o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, para ele apresentar e divulgar a portaria interna que estabelece as mudanças, fruto de um projeto de indicação ao governador Rui Costa, de autoria da vereadora do PT.

Segundo o secretário de Segurança Pública, as delegadas e delegados da Bahia já foram notificados das alterações, realizadas pelo setor de tecnologia da SSP.

Para Marta, trata-se de um grande avanço no reconhecimento da violência contra LGBT na Bahia. “Esta alteração nos BOs será de grande valor para criar estatísticas concretas e ajudar a resolver os crimes contra a população LGBT. Um grande avanço do governo de Rui Costa que ouviu as demandas dos movimentos LGBTs e tem se esforçado para tratar o LGBT com a cidadania que lhe é de direito”, disse.

Barbosa pontuou, ainda, que é importante que a SSP e o Governo da Bahia trabalharem para dirimir preconceitos e a intolerância que tem impermeabilizado as relações. “Não mudamos as coisas da noite por dia , mas estamos trabalhando para isso” frisou o secretário.

Estiveram presentes o defensor público do núcleo de Direitos Humanos, César Costa, o sub-secretario da SJCDHS, César Lisboa, a delegada e superintendente de Prevenção à Violência, Janete Campello, o coordenador LGBT do Governo da Bahia, Vinícius Alves, a coordenadora do núcleo Diadorim da UNEB, Amélia Maraux, conselheiros estaduais LGBT, a assessora da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia, Milena Passos e demais representantes.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *