A exibição do filme “O Jardim das Aflições”, que trata sobre a vida do filósofo Olavo de Carvalho, alinhado politicamente à direita, motivou uma confusão envolvendo alunos da Universidade Federal da Bahia (Ufba), na noite desta segunda-feira (13), no campus de Ondina. A Ufba cancelou a exibição do filme, alegando questões de segurança.
De acordo com informações do Centro Integrado de Comunicação (Cicom) da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), cerca de 250 estudantes foram até o Pavilhão de Aulas da Federação (PAF III) para protestar contra a exibição do filme e gritaram palavras de ordem. Ao mesmo tempo, alunos a favor do filme também se juntaram no local.
Ainda segundo a Cicom, policiais militares foram até a área externa da Ufba, mas não chegaram a entrar na instituição, por se tratar de área federal.
Segundo o reitor da Ufba, João Carlos Salles, não houve confronto físico. Salles destacou que um professor da instituição havia solicitado no último sábado (11) um espaço para a exibição do filme, e que o próprio docente alertou a direção do Instituto de Letras da possibilidade de haver conflitos.
“Como se tratava de uma atividade de extensão, ela deveria ter seguido um trâmite para aprovação, entretanto o docente não fez essa submissão. E como o próprio proponente avisou que a atividade seria passível de conflito, a congregação de Letras recomendou o adiamento da atividade”, disse o reitor.
Salles ainda destacou que a recomendação de adiamento foi para garantir a segurança da comunidade universitária. “A objeção foi ao modo como estava sendo feito e ao potencial de conflito que estava sendo indicado pelo docente, e não ao centeúdo. Não importa se é de direita ou esquerda. Os grupos políticos não devem transferir para dentro da universidade as animosidades de fora. Nosso cuidado é para garantir condições para um bom debate”, afirmou o reitor.