19 de abril de 2024
  • :
  • :

Rui Costa inaugura primeira policlínica regional nesta sexta em Teixeira de Freitas

Rui Costa inaugura primeira policlínica regional nesta sexta em Teixeira de Freitas

O governador Rui Costa inaugura a primeira policlínica regional do Governo do Estado, na cidade de Teixeira de Freitas, nesta sexta-feira (17). A programação do governador na cidade tem início às 8h, quando ele participa de uma visita guiada com a imprensa à nova unidade de saúde, que vai atender a população de 13 municípios do Extremo Sul.

À tarde, Rui segue em agenda na cidade de Teixeira de Freitas. Às 14h, será realizado o ato de instalação da Escola Cultural no Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) do Extremo Sul, localizada na Avenida Beira Vale, no bairro Jardim Caraipe. Esta será a sétima escola cultural implantada pelo Governo no interior do estado.

Consórcio – A inauguração da Policlínica Regional em Teixeira de Freitas será a primeira de uma série que o governador Rui Costa fará dentro da política de regionalização do atendimento à saúde da população baiana. A unidade está localizada na Avenida Getúlio Vargas, 1.732, no bairro Bela Vista, e irá atender aos moradores do extremo sul baiano, incluindo 13 municípios – Itanhem, Medeiros Neto, Vereda, Lajedão, Ibirapuã, Caravelas, Posto da Mata, Nova Viçosa, Mucuri, Prado, Alcobaça, Itamaraju e Jucuruçu.

Sete micro-ônibus farão a rota entre os municípios participantes do Consórcio Público de Saúde, que administra a unidade. Os veículos são equipados com ar-condicionado, televisão, poltronas reclináveis e acessibilidade para deficientes, a fim de conduzir pacientes agendados à policlínica da região.

Na policlínica em Teixeira de Freitas foram investidos R$ 23 milhões, entre construção, equipamentos e mobiliário. A unidade terá equipamento de última geração para realização de exames em 18 especialidades médicas, como ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia, ecocardiografia, eletroencefalograma, endoscopia e colonoscopia. Também serão realizados procedimentos de vasectomia, cauterização, pequenas cirurgias e cuidados com o pé diabético, além de biopsias de mama, tireoide, próstata, de pele, gastroenteral, entre outras.

Feira da Saúde – Serviços de cidadania e de saúde reunidos em um único lugar é a proposta da Feira da Saúde e Cidadania que chega a Teixeira de Freitas no próximo sábado (18), e atende até domingo (19). As unidades móveis ficarão estacionadas na Avenida Profeta Isa, bairro Monte Castelo, mais conhecida como Praça da Zata, em frente ao Senai.

O projeto da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), vai oferecer orientação sobre a saúde da mulher e métodos contraceptivos; exames preventivos; consultas médicas com urologista; pediatra, ginecologista e clínico geral; aferição de pressão arterial e de glicemia; orientação nutricional; testes rápidos (sífilis, HIV, hepatite B e C e colesterol).

Também serão oferecidos exames oftalmológicos para crianças entre 7 e 14 anos, incluindo distribuição de óculos, quando necessário; exames oftalmológicos adulto e, no caso de pessoas acima de 60 anos, haverá também o rastreamento para cirurgia de catarata.

Além disso terá atendimento odontológico, que vai oferecer extração, limpeza, obturação, aplicação de flúor, escovódromo e prótese. Para serem atendidos em algum dos serviços relacionados, os pacientes deverão estar com cartão SUS, documento de identificação com foto e comprovante de residência.

O local ainda vai contar com serviços do Detran e com emissão de carteira de identidade. Mas a Feira também vai levar atividades culturais para adultos e crianças, além de um espaço reservado para a beleza. E as crianças também serão contempladas com uma brinquedoteca.

Ainda em novembro, a Feira irá para a cidade de Guanambi nos dias 25 e 26 de novembro. Já em dezembro, será a vez dos moradores do município de Irecê serem beneficiados com o projeto.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *