19 de abril de 2024
  • :
  • :

DCE da UFSB realiza ato contra a intolerância religiosa nesta quarta-feira

DCE da UFSB realiza ato contra a intolerância religiosa nesta quarta-feira

Em uma iniciativa do Diretório Central de Estudantes, por meio de suas coordenações de Combate ao Racismo e de Diversidade Sexual, a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) realiza nesta quarta-feira (22) o 1º Ato contra a Intolerância Religiosa, que acontecerá nos três campi da instituição. O convite é para que a comunidade da UFSB vista branco em favor de um encontro respeitoso entre pessoas de diferentes segmentos religiosos.

Confira o texto divulgado pelo DCE/UFSB sobre o evento:

“A perseguição sistemática contra as religiões de matriz africana no Brasil atualmente em andamento é mais um capítulo de um racismo secular que sempre investiu contra essas religiões de todas as formas concebíveis, aproveitando-se de sua vulnerabilidade derivada justamente deste racismo.

Nessa perseguição contemporânea se combinam a intolerância dos que destroem templos sagrados e agridem pessoas e a mera tolerância dos que pretendem convencer os fiéis de que estão errados e devem abandonar sua fé ou se converter.
O que exigimos neste momento não é, portanto, simplesmente sermos “tolerados” ou “compreendidos”. O que exigimos é o mais absoluto respeito à nossa fé, às nossas crenças e às nossas práticas sagradas seculares. A constituição brasileira garante a todas as religiões a sua liberdade de expressão e de culto. Por isso é importante que o sagrado de cada segmento seja respeitado.

Para nós, este respeito incondicional é a condição de uma paz verdadeira entre aqueles que participam de diferentes religiões. Convocamos, assim, a todas e a todos a que compareçam à Universidade vestidos de branco, no dia 22 de novembro, nos seus respectivos campus, como forma de simbolizar esse encontro respeitoso de todas as crenças sem a necessidade de apagar suas diferenças e como anúncio desta paz que almejamos e que não nos deixam conseguir”.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *