28 de março de 2024
  • :
  • :

AL-BA aprova reposição salarial para segurança pública e magistério

AL-BA aprova reposição salarial para segurança pública e magistério

Os deputados estaduais aprovaram nesta terça-feira (28) os projetos do Poder Executivo que tratam da reposição dos vencimentos para os servidores da Segurança Pública e do Magistério cederam lugar a um clima mais ameno no plenário, em que deputados governistas e oposicionistas marcaram posição, mas não chegou a haver obstrução. As matérias foram aprovadas por unanimidade, garantindo reposições entre 6% e 10%.

O projeto que repõe as perdas dos soldos de policiais militares e dos vencimentos dos policiais civis foi relatado pelo deputado Zé Raimundo (PT), que defendeu a aprovação da matéria, lembrando que o ajuste vai representar um dispêndio de R$ 33 milhões este ano e de R$ 342 milhões em 2018. Já o deputado Rosemberg Pinto (PT) relatou o PL 22.551, que majora os vencimentos de professores e coordenadores. Ele acatou a emenda número 1 e apresentou duas outras de sua própria lavra.

A deputada Fabíola Mansur (PSB) fez questão de declarar o voto, parabenizando a todos os colegas por entenderem a necessidade de recuperar a capacidade remuneratória dos professores e coordenadores. Como presidente da Comissão de Educação, Esportes e Serviço Público, a socialista também destacou a ação do governador Rui Costa por conseguir alterar a estrutura remuneratória do Magistério e da Segurança Pública, criando possibilidade de promoção por meio de qualificação, mesmo em face da grave crise econômica que tem feito outros estados atrasarem salários de servidores.

Aproveitando o ambiente favorável, os líderes do governo, deputado Zé Neto (PT), e da oposição, Leur Lomanto Jr. (PMDB), firmaram um acordo de dispensa de formalidades que viabilizaram a aprovação de 12 projetos de parlamentares. O presidente Angelo Coronel (PSD) garantiu agilidade no processo de votação das matérias, que começou com o PRS 2.543, de autoria do deputado Fábio Souto (DEM) concedendo título de cidadão baiano a Leandro Henrique Lima. O deputado Zé Raimundo (PT) pediu pela aprovação de todos, no que foi atendido.

Foto: Carlos Amilton/Agência-ALBA




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *