23 de julho de 2024
  • :
  • :

Rui Costa inaugura Hospital Regional da Chapada nesta sexta em Seabra

Rui Costa inaugura Hospital Regional da Chapada nesta sexta em Seabra

O Hospital Regional da Chapada será inaugurada na sexta-feira (dia 1º), em Seabra, pelo governador Rui Costa, passando a atuar como primeira unidade de saúde de alta complexidade da região da Chapada Diamantina. Sua implantação é resultado de um investimento de, aproximadamente, R$ 58 milhões.

Com a realização de mutirão de cirurgias eletivas promovido pelo Secretaria de Saúde do Estado e pleno atendimento para o público em geral, o hospital começa a funcionar no domingo (3). Com 101 leitos, sendo 10 de UTI, o novo hospital será referência para 11 municípios da região, oferecendo atendimento de urgência e emergência 24 horas, centro de bioimagem e cirúrgico, além de ambulatório.

O Hospital da Chapada vai contar com uma equipe formada por 349 profissionais, entre eles, 80 médicos, 34 enfermeiros e 98 técnicos de enfermagem. Com o novo equipamento, a população da região da Chapada Diamantina que precisa de serviços como internamento em UTI não mais terá a necessidade de se deslocar para Irecê, Feira de Santana ou até mesmo Salvador.

A unidade terá perfil assistencial de hospital geral, capaz de ofertar ao usuário do SUS atendimento médico em urgência e emergência clínica, cirúrgica, obstétrica, pediátrica, traumato-ortopédica e psiquiátrica; internação hospitalar nas especialidades de clinica médica, cirúrgica, obstétrica e pediátrica, além de internação em unidade de terapia intensiva; atendimento ambulatorial mediante oferta de consultas especializadas e cirurgias ambulatoriais; procedimentos de diagnose e terapias (diagnostico em patologia clínica, anatomo-patologia, imagem, métodos gráficos e métodos ópticos e hemoterapia), e demais serviços de apoio assistencial e administrativo.

Terceira obra – Com inauguração do Hospital Regional da Chapada, o Governo do Estado terá entregue à população baiana três novas unidades de saúde, em apenas 15 dias, que vão atender a moradores de diferentes regiões do estado. Até o momento, já foram inauguradas as policlínicas regionais do extremo sul, em Teixeira de Freitas, e do Alto Sertão, em Guanambi (sudoeste).

Até o final do ano, entrarão em funcionamento as policlínicas de Irecê (centro norte) e de Jequié (centro sul), e ainda o Hospital da Costa do Cacau, em Ilhéus (sul). Além disso, na próxima segunda-feira (4), será assinada ordem de serviço para início das obras do Hospital Metropolitano que o governo vai construir em Lauro de Freitas (RMS).

Foto: Divulgação/GOVBA




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *