19 de abril de 2024
  • :
  • :

Maduro anuncia criação de moeda digital estatal da Venezuela: “El Petro”

Maduro anuncia criação de moeda digital estatal da Venezuela: “El Petro”

Enquanto vê a população aderir cada vez mais ao bitcoin para fugir da profunda crise econômica pela qual a Venezuela passa, o presidente Nicolás Maduro anunciou na tarde de domingo (3) que o governo irá criar uma moeda virtual própria do país, chamada de “El Petro”.

“A Venezuela vai criar uma criptomoeda, ‘El Petro’, para avançar em matéria de soberania monetária, fazer transações financeiras e vencer o bloqueio financeiro”, informou Maduro em discurso. Com isso, o presidente tenta driblar as sanções financeiras que a Venezuela sofre de países como os Estados Unidos.

A moeda, disse Maduro, será respaldada nas reservas venezuelanas de ouro, petróleo, gás e diamante. Apesar disso, ele não explicou os detalhes de como esse arranjo funcionará nem quando a moeda passará a circular. O presidente ainda afirmou que a criptomoeda se diferenciará do bitcoin em pelo menos dois aspectos: o fato de ser controlada e emitida por um país e também ser atrelada a bens físicos.

O uso de criptomoedas na Venezuela tem crescido bastante enquanto a população tenta proteger suas finanças dos efeitos da hiperinflação, além de escapar da escassez de notas.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *