29 de março de 2024
  • :
  • :

Trump reconhece Jerusalém como capital de Israel e paz no Oriente Médio corre risco

Trump reconhece Jerusalém como capital de Israel e paz no Oriente Médio corre risco

Ignorando alertas de líderes internacionais, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (6) o reconhecimento de Jerusalém como a capital de Israel e ordenou a transferência da embaixada americana para Jerusalém. A medida rompe com a convenção internacional e coloca em risco o processo de paz no Oriente Médio e a estabilidade da região.

“Jerusalém não é somente o coração de três grandes religiões, mas é também o coração de uma das mais bem-sucedidas democracias do mundo”, disse Trump durante o discurso na Casa Branca. “Israel é uma nação soberana e tem o direito, como qualquer outra nação soberana, de determinar a sua própria capital”, disse.

“Finalmente reconhecemos o óbvio: Jerusalém é a capital de Israel. É um reconhecimento da realidade. É o certo a se fazer e precisa ser feito.”

Trump ainda ordenou que o Departamento de Estado comece a transferência da missão diplomática americana para Jerusalém. A embaixada americana hoje fica em Tel Aviv –onde ficam as embaixadas de todos os outros países.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *