26 de abril de 2024
  • :
  • :

Morro do Chapéu terá indústria de alimentos especializada em defumados

Morro do Chapéu terá indústria de alimentos especializada em defumados

Com expertise na produção de defumados há mais de 30 anos, a fábrica de embutidos ‘Sabor Latino’ será inaugurada no próximo dia 16 em Morro do Chapéu, no centro norte da Bahia, seguindo todas as normas de fiscalização, aprovadas pela Agência de Defesa Agropecuária (Adab). A produção, que inicialmente era feita de forma artesanal sob encomenda apenas para amigos e familiares, vai ganhar um mix de 30 produtos nas linhas frescal e defumada de ovinos, suínos e aves.

Com investimento de R$ 1 milhão, financiado pelo Banco do Nordeste (BNB), a estrutura da indústria já está pronta aguardando apenas a aquisição da frota de veículos para entrar em operação, com faturamento previsto de R$ 5 milhões nos próximos dois anos. A fábrica ocupa uma área total de 8 hectares, sendo 400 metros quadrados de área construída e com previsão de ampliação para viabilizar a produção de produtos especiais do tipo curado como parma e salames, que passam por um processo de maturação de até 12 meses para ficarem prontos.

Localizada às margens da rodovia BA 144, a cerca de três quilômetros da entrada da cidade, a fábrica vai gerar inicialmente 10 empregos diretos, mas tem capacidade de gerar até 40 empregos nos três primeiros anos de operação. Além do pernil de carneiro defumado, carro-chefe da marca, a ‘Sabor Latino’ vai produzir linguiça, copa lombo, lombo, costela, bacon, carré, paleta, salame e hambúrguer, com perspectiva de aumentar o mix de produtos por meio da inserção da linha de curados especiais.

Instrutor há mais de 20 anos na área de produção de alimentos em instituições como Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Maciel Aguiar terá o apoio do filho Maurício Sodré Aguiar, engenheiro de produção responsável pelo empreendimento.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *