Em 2017, o Banco do Nordeste assumiu o compromisso de fortalecer ainda mais o desenvolvimento do ambiente de negócios da Bahia e, por meio do Crediamigo, viabilizou mais de R$ 887 milhões em crédito, em todo o estado, que hoje conta com 239 mil clientes ativos. Só em Salvador, foram liberados R$ 28 milhões, tendo como instrumento o programa de microcrédito produtivo orientado.
“Temos um balanço positivo para este ano, pois já começamos a sentir os efeitos das ações de expansão que foram desenvolvidas. Aumentamos a proximidade com o público e esse é o primeiro passo para a construção de uma relação cada vez mais forte com os empreendedores soteropolitanos”, informa Helijulene Alcântara, da Gerência de Microfinanças do Banco do Nordeste.
Uma das ações realizadas pelo BNB para a ampliação do acesso aos serviços da instituição foi a transferência do posto de atendimento que funcionava no bairro do Comércio para a Lapa. Além do posto de atendimento central, o banco possui uma outra unidade no bairro da Pituba e prevê a inauguração de quatro novos postos nos bairros de Cajazeiras, São Cristóvão, Plataforma e Paripe até o final de dezembro.
Atualmente, o BNB conta com o registro de mais de 8 mil clientes em Salvador. Um deles é o empresário Otávio Santos Filho, que possuía uma loja de calçados convencionais e ortopédicos, mas recentemente optou por se aventurar no ramo de bebidas investindo em uma distribuidora. “Tem sido uma parceria excelente, pois ganha dinheiro quem tem dinheiro, eu busquei o BNB e tenho vivido um processo real de assessoria. Orientado sobre a melhor forma de aplicar os investimentos, pouco a pouco, a gente vai percebendo os resultados”, informa.
Para auxiliar os clientes, o BNB também ampliou o número de atendentes no ano de 2017, investindo na contratação de 24 novos funcionários. Uma outra ação destacada pela gerência do programa foi a formatação de parcerias com associações de categorias profissionais como forma de fomentar o desenvolvimento de empreendimentos em áreas específicas. Até o final do ano, o BNB planeja alcançar cerca de 2 mil novos clientes em Salvador.