19 de abril de 2024
  • :
  • :

Vara da Infância e Juventude de Salvador promove curso para candidatos à adoção

Vara da Infância e Juventude de Salvador promove curso para candidatos à adoção

Atualmente existem 358 candidatos habilitados para adotar crianças e adolescentes em Salvador, e 777 no interior do estado, totalizando 1.135 pretendentes. Visando aumentar a preparação deles, a 1ª Vara da Infância e Juventude de Salvador está promovendo, nesta quarta-feira (13), mais uma edição do curso preparatório para adoção.

Na capacitação, realizada na sede da Universidade Corporativa do Tribunal de Justiça da Bahia (Unicorp), os habilitados refletem sobre os motivos pelos quais optaram pela adoção, conhecem a realidade das crianças aptas para serem adotadas e trocam experiências com quem já passou por esse processo.

“Esses candidatos são pessoas naturalmente motivadas pela adoção, mas alinhado a isso elas precisam ser capacitadas. É necessário que entendam o processo e quem são os operadores desse procedimento, objetivando evitar o que ninguém deseja, que é a possibilidade de uma devolução”, ressaltou o juiz titular da 1ª Vara da Infância e Juventude de Salvador, Walter Ribeiro Costa Júnior.

Para o magistrado, a capacitação é necessária para que o resultado do processo de adoção seja positivo, já que em muitos casos, principalmente quando o adotado já está chegando na adolescência, ele possui valores nos quais acredita, e que pode entrar em choque com os da família substituta.

Segundo dados do Cadastro Nacional de Adoção, em Salvador existem 35 crianças/adolescentes aptos para serem adotados. No interior do estado são 135, totalizando 170 crianças e adolescentes esperando uma família.

Dentre as exigências dos habilitados está a idade. “Crianças de faixa etária menor, entre 0 e 3 anos, são as mais procuradas, e são poucos os que aceitam indicação de grupos de irmãos e crianças com problemas de saúde”, conta a secretária da 1ª Vara da Infância e Juventude de Salvador, Manoela da Silva.

Para adotar – A inscrição na lista para adotar e oferecer um lar para uma criança é simples. Os interessados que moram Salvador (vale ressaltar que aqui é tanto para casais quanto homens/mulheres solteiros) devem se dirigir à 1ª Vara da Infância e Juventude, que está funcionando temporariamente na Rua Antônio Carlos Magalhães n.º 1034, Pituba Parque Center Ala C, sala 422- Itaigara.

O candidato deve ser maior de 18 anos e comprovar moradia em Salvador. Quem mora no interior e deseja se inscrever para o processo de adoção deve procurar uma unidade da sua comarca para saber os procedimentos necessários.

Foto: Divulgação/YJ-BA




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *