23 de abril de 2024
  • :
  • :

Aneel realiza leilão de novas linhas de transmissão para a BA e mais nove estados

Aneel realiza leilão de novas linhas de transmissão para a BA e mais nove estados

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) faz nesta sexta-feira (15), em São Paulo, o leilão de 11 lotes de linhas de transmissão de energia. As linhas de transmissão levam energia das usinas geradoras até os consumidores.

Os leilões de linhas de transmissão ocorrem todos os anos e servem para aumentar a oferta de energia e também para fortalecer o sistema elétrico. A remuneração das empresas que vencerem os leilões será paga pelos consumidores na conta de luz.

Ao todo devem ser concedidos 4.919 quilômetros de linhas de transmissão, que vão passar pelos estados do Paraná, Piauí, Ceará, Pará, Tocantins, Bahia, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

O vencedor de cada lote será o grupo que aceitar receber, durante o período da concessão, o menor valor pela construção e operação da linha. A remuneração máxima anual prevista no edital é de R$ 1,534 bilhão, na soma de todos os lotes.

A previsão da Aneel é que as obras devem durar de 32 a 60 meses, dependendo do lote, e que devem gerar 17.869 empregos diretos. O investimento total previsto é de R$ 8,7 bilhões.

O leilão será na sede da B3, antiga BM&FBovespa, às 12h. Será o segundo leilão de transmissão de 2017. Em abril, o governo concedeu 31 dos 35 lotes que foram licitados.

Na época, o deságio médio do leilão ficou em 36,5%. Em 4 lotes, o desconto dado para os investidores chegou a passar de 50%.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *