O brasileiro Gabriel Medina viu encerrar nesta segunda-feira (18), na etapa final do Circuito Mundial de Surfe, a sua chance de conquistar o título desta temporada da elite da modalidade. O brasileiro foi eliminado nas quartas de final do Pipe Masters, no Havaí, onde acabou sendo derrotado pelo francês Jeremy Flores. O resultado também acabou assegurando ao norte-americano John John Florence o bicampeonato mundial, depois de ter se consagrado vencedor de uma temporada pela primeira vez no ano passado.
Florence também avançou às semifinais em Pipeline ao derrotar em sua bateria das quartas o australiano Julian Wilson, com facilidade, por 17,60 a 2,34 na somatória das notas. Já Medina, que caiu por 12,76 a 6,04 diante de Flores, precisava vencer esta etapa e ainda torcer para que Florence não fosse à final para poder fechar 2017 como campeão mundial.
Porém, Medina não encaixou uma boa onda na sua bateria das quartas de final. Em quatro tentativas, o máximo que conseguiu fazer de melhor foi um tubo, enquanto o rival francês obteve desempenho superior desde o início e se classificou às semifinais com tranquilidade.
Antes disso, o brasileiro havia passado por ninguém menos do que o lendário Kelly Slater, 11 vezes campeão mundial, na repescagem, fase em que assegurou classificação às quartas de final ao derrotar o norte-americano por 17,97 a 9,16.
Ele disputou esta repescagem após ter decepcionado em sua bateria na quarta fase da competição, na qual também foi superado por Jeremy Flores, que somou 15,37 pontos, contra 12,10 do brasileiro e 7,57 de Ítalo Ferreira, que depois foi às quartas de final ao levar a melhor sobre o italiano Leonardo Fioravanti, por 6,34 a 0,90, na repescagem.