29 de março de 2024
  • :
  • :

Governo do Estado leva água tratada a nove distritos de Inhambupe

Governo do Estado leva água tratada a nove distritos de Inhambupe

Nesta quarta-feira (20), o governador Rui Costa (PT) esteve em Inhambupe, no Nordeste Baiano, e entregou mais um sistema de abastecimento de água, beneficiando moradores de nove localidades.

“Abastecimento de água é fundamental. Entregamos hoje um sistema para nove comunidades, mas iremos fazer mais sistemas, até que todos os distritos de Inhambupe tenham água de qualidade”, garantiu Rui Costa.

De acordo com o secretário estadual de Infraestrutura Hídrica (Sihs), Cássio Peixoto, “o sistema possui 21 quilômetros de extensão e quatro reservatórios, e leva água tratada a mais de 2.500 moradores”.

Nesta iniciativa, foram investidos R$ 2,2 milhões, transformando a vida de quem vive nas comunidades de Boqueirão, Bonfim, Km 08, Lagoa, Varginha, Lagoa D´água, Tapera, Rocinha e Aldeia II. O agricultor Valdomiro Alves comemorou a entrega do sistema, lembrando que “umas das coisas mais importantes dentro de casa é a existência da água tratada”.

Agricultura Familiar – Assim como na maioria das cidades do interior, a principal atividade que movimenta a economia inhambupense é a agricultura, com destaque para a fruticultura. Este ramo é alvo de um dos dois convênios autorizados, no âmbito do programa Bahia Produtiva, da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), pelo governador Rui Costa, durante a visita ao município do nordeste baiano. A bovinocultura foi a outra atividade contemplada. Os documentos acumulam um montante superior a R$ 1 milhão e beneficiam diretamente mais de 400 famílias da zona rural de Inhambupe.

“Os convênios contemplam a inseminação artificial para melhoramento genético do nosso plantel de bovino cultura. O outro visa qualificar e ampliar a produção de frutas no campo”, esclarece Jerônimo Rodrigues, titular da SDR.

Além disso, foram entregues 1.467 certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) a pequenos agricultores. O governador aproveitou a oportunidade para visitar as dependências da Fazenda Nossa Senhora do Bom Sucesso, que fica na divisa com a cidade vizinha de Sátiro Dias, e visitar e conhecer a Fábrica Itacitrus. Ainda nesta quarta, Rui visitou o Hospital Municipal e o Centro de Convenções da cidade, e entregou três ambulâncias para Inhambupe, Euclides da Cunha e Araçás.

Foto: Paula Fróes/GOVBA




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *