28 de março de 2024
  • :
  • :

ACM Neto autoriza nova etapa do Morar Melhor em Alto de Coutos

ACM Neto autoriza nova etapa do Morar Melhor em Alto de Coutos

O Morar Melhor, programa de melhorias habitacionais, retorna a Alto de Coutos. O prefeito ACM Neto autorizou, na noite desta quinta-feira (21), o início das obras em mais 591 casas da comunidade localizada no Subúrbio. O programa já passou pela região, mas foi suspenso por não cumprimento contratual por parte da empresa responsável pelas intervenções.

Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), a ação tem como objetivo resgatar a cidadania, a autoestima e a dignidade da população local. Na ocasião, o prefeito colocou uma placa numa das casas beneficiadas pelo programa na etapa anterior, simbolizando as melhorias já realizadas na região.

O prefeito ACM Neto destacou que o maior benefício do programa é promover a realização se sonhos. “É impossível uma pessoa que receba o Bolsa Família ou que faça um ‘bico’, por exemplo, consiga juntar dinheiro para reformar uma casa. Muitas passam a vida inteira sem conseguir fazer uma reforma. O Morar Melhor foi pensado justamente para melhorar a condição de vida dessas pessoas”, avaliou.

A dona de casa Susana Santos Silva, de 21 anos, que nasceu em Alto de Coutos, era só gratidão por ter sido uma das beneficiadas pelo programa. A casa dela nunca havia recebido uma reforma e estava em situação precária. “Fizeram tudo o que pedimos. Estou bastante satisfeita”, contou a moradora, que divide o imóvel com o marido, o filho de três anos e mais alguns irmãos.

O Morar Melhor já devolveu a dignidade a cerca de 14 mil famílias através da reforma das casas. Desde a implantação, em 2015, o programa já investiu R$ 55,4 milhões em recursos municipais em serviços de pintura e reboco, troca de esquadrias, instalações sanitárias, recuperação ou troca de telhado, dentre outros, em mais de 50 localidades.

Critérios – Aliando geração de empregos, melhorias habitacionais e transferência de renda, o Morar Melhor movimenta ainda a economia das comunidades, ajudando no equilíbrio econômico das famílias. Cada unidade habitacional é beneficiada em até R$ 5 mil para custeio da reforma, através da Superintendência de Obras Públicas (Sucop).

A escolha dos bairros beneficiados também obedece a alguns critérios sociais: são escolhidos, prioritariamente, os que têm maior predominância de domicílios com alvenaria sem revestimento; maior número de pessoas abaixo da linha de pobreza; maior densidade habitacional; maior quantidade de mulheres chefes de famílias, além da precariedade habitacional obtida a partir da observação de campo.

Mais novidades – O prefeito também assinou ordem de serviço para requalificação asfáltica da Rua Muniz Travassos, em Alto de Coutos, uma das mais votadas do Ouvindo Nosso Bairro, programa de consulta popular para definição de obras prioritárias na cidade. E no dia do próprio aniversário, em 26 de janeiro, o prefeito anunciou que entregará um dos mais importantes equipamentos já implantados no Subúrbio: o Centro de Educação Integral (CEI) de Coutos.

Foto: Max Haack/SECOM PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *